Saúde e Bem-estar

Fila de espera da urologia é o maior problema da região

Com aproximadamente 900 pessoas aguardando pela primeira consulta, a urologia tem a maior fila de espera da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Os dados foram confirmados pela coordenadora Mariluci Reis, em entrevista na manhã dessa terça-feira, na Rádio Gazeta 107,9 FM. A 13ª CRS abrange Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Mariluci Reis concedeu entrevista à Rádio Gazeta | Foto: Ronaldo Falkenback

Conforme a coordenadora, uma das lutas da 13ª CRS é a implantação de um ambulatório específico. “Temos um grande problema que chama-se referência de urologia. Estamos batalhando por esse ambulatório e vamos pedir uma reunião sobre isso com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. É o nosso maior problema na região, porque do contrário tivemos diversos ambulatórios que foram abertos”, observou. “É um vazio que temos. Isso está sendo discutido, e acredito que até semana que vem teremos um retorno.” Mariluci acrescentou que há também falta de médicos especializados em urologia para atender na região.

LEIA TAMBÉM: Morador de Santa Cruz espera por consulta com urologista desde 2021

Publicidade

UTI Pediátrica de Venâncio Aires

Durante a entrevista, Mariluci revelou ainda que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica de Venâncio Aires, inaugurada em janeiro, ainda não entrou em funcionamento devido à falta de equipe. “Eu estou sendo bem otimista, deve começar na semana que vem. Estávamos aguardando semana retrasada, aí surgiu esse impasse de equipe. É preciso iniciar com a segurança de que a equipe estará trabalhando”, disse. Segundo a coordenadora, há uma grande fila de crianças que estão à espera de atendimento em UTI Pediátrica.

*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.