Com aproximadamente 900 pessoas aguardando pela primeira consulta, a urologia tem a maior fila de espera da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Os dados foram confirmados pela coordenadora Mariluci Reis, em entrevista na manhã dessa terça-feira, na Rádio Gazeta 107,9 FM. A 13ª CRS abrange Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Conforme a coordenadora, uma das lutas da 13ª CRS é a implantação de um ambulatório específico. “Temos um grande problema que chama-se referência de urologia. Estamos batalhando por esse ambulatório e vamos pedir uma reunião sobre isso com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. É o nosso maior problema na região, porque do contrário tivemos diversos ambulatórios que foram abertos”, observou. “É um vazio que temos. Isso está sendo discutido, e acredito que até semana que vem teremos um retorno.” Mariluci acrescentou que há também falta de médicos especializados em urologia para atender na região.
LEIA TAMBÉM: Morador de Santa Cruz espera por consulta com urologista desde 2021
Publicidade
Durante a entrevista, Mariluci revelou ainda que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica de Venâncio Aires, inaugurada em janeiro, ainda não entrou em funcionamento devido à falta de equipe. “Eu estou sendo bem otimista, deve começar na semana que vem. Estávamos aguardando semana retrasada, aí surgiu esse impasse de equipe. É preciso iniciar com a segurança de que a equipe estará trabalhando”, disse. Segundo a coordenadora, há uma grande fila de crianças que estão à espera de atendimento em UTI Pediátrica.
*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.