Categories: Esportes

Filipe Toledo conquista etapa de Gold Coast no WSL com nota 10

Gabriel Medina ficou pelo caminho, mas o Brasil fez o campeão da etapa de Gold Coast da WSL (World Surf League). Nesta sexta-feira, 13, Filipe Toledo, que é o surfista mais jovem do circuito, com 19 anos, conquistou o campeonato disputado na praia de Snapper Rocks, derrotando na final o australiano Julian Wilson.

Filipinho, como é conhecido o surfista paulista de Ubatuba, é apontado como um dos valores da nova geração do surfe mundial e tem Gabriel Medina, eliminado precocemente em Gold Coast, como um de seus principais ídolos na modalidade.

O brasileiro conquistou o título superando Julian Wilson por 19.60 a 14.70 na final disputada nesta sexta-feira. Mesmo com as fracas condições do mar, Filipinho conseguiu imprimir seu estilo agressivo de surfe, apostando em manobras rápidas e aéreos e levou até um 10 dos juízes.

Publicidade

Foi esta combinação que o colocou em sua primeira final de carreira do WSL, derrotando na semifinal o compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho. Na outra bateria semifinal em Gold Coast, Julian Wilson conseguiu virar sobre Miguel Pupo na última onda.

Na decisão, Filipinho, de 19 anos, repetiu o que vinha fazendo até então em Snapper Rocks. Com bastante atividade já nos primeiros minutos de bateria, conseguiu construir boa pontuação e colocar pressão em Julian Wilson, que só passou a pontuar consistentemente nos 15 minutos finais de disputa.

Quando o australiano começou a se recuperar, o paulista de Ubatuba mostrou que deve causar problemas aos veteranos do WSL. Com mais um aéreo, garantiu a segunda nota acima de 9 na bateria, garantindo a vitória. Já como campeão, ele viu os juízes darem nota 10 à sua última onda e assim consagrou uma jornada heróica em Gold Coast.

Publicidade

 

RESULTADOS DAS FINAIS DA ETAPA DE GOLD COAST

Quartas de final
Miguel Pupo (BRA) 13.70 x 13.67 Wiggolly Dantas (BRA
Julian Wilson (AUS) 17.44 x 11.17 Taj Burrow (AUS)
Adriano de Souza (BRA) 15.07 x 13.23 Mick Fanning (AUS)
Filipe Toledo (BRA) 17.34 x 16.23 Bede Durbidge (AUS)

Publicidade

Semifinais 
Julian Wilson (AUS) 16.26 x 15.60 MiguelPupo (BRA)
Filipe Toledo (BRA) 17.23 x 10.34 Adriano de Souza (BRA)

Final
Filipe Toledo (BRA) 19.60 x 14.70 Julian Wilson (AUS)

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.