ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Filme sobre estupro produzido por Walter Salles vence prêmio em Cannes

“Paulina”, coprodução entre Brasil, Argentina e França, remake do filme argentino “La Patota” (1960), foi a grande vencedora da Semana da Crítica, mostra paralela de Cannes. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 21. O filme dirigido pelo argentino Santiago Mitre (“O Estudante”) e produzido pelo cineasta brasileiro Walter Salles teve todas as sessões lotadas no Espaço Miramar.

O filme é sobre uma advogada (Dolores Fonzi) que decide largar a carreira para ensinar garotos pobres em Misiones, na Tríplice Fronteira, quando é estuprada por alguns alunos. Ela decide não prestar queixas, levantando questões sociais controversas. Walter Salles soltou uma nota dizendo que a vitória na Semana da Crítica “é uma grande alegria para o cinema latino-americano”.

ads6 Advertising

Publicidade

“Paulina” desbancou produções como o filme palestino “Degrade”, de Arab e Tarzan Abunasser, e o americano “Krisha”, de Trey Edward Shults. O cinema latino-americano, que teve pouca presença na seleção oficial, também foi premiado com “La Tierra y la Sombra”. O longa do colombiano Cesar Acevedo levou dois prêmios: o France 4 Visionary Award (para um filme que “reflete a paixão e o entusiasmo de promissores novos críticos para jovens realizadores”) e o SACD, concedido pela Sociedade de Autores.

O afegão “The Wakhan Front” levou o Gan Foundation Support, que ajuda o filme na distribuição em território francês.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta