Categories: Regional

Fiscal fala sobre abordagem de ambulante em Vera Cruz

Problema comum em Santa Cruz do Sul, o serviço de ambulantes também é alvo de fiscalização em Vera Cruz e o assunto divide opiniões. Na segunda-feira, um vídeo registrou a abordagem de um vendedor de algodão-doce durante o desfile de 7 de Setembro. O trabalhador foi advertido por dois fiscais, que estavam acompanhados de dois policiais militares. O assunto virou polêmica após as imagens serem publicadas nas redes sociais.

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quarta-feira, 9, Débora Cristina Dick, do setor de fiscalização de tributos de Vera Cruz, falou sobre as abordagens, que segundo ela, seriam recorrentes no município e solicitadas pelos próprios moradores. De acordo com Débora, entre cinco e dez denúncias são feitas por semana. 

“Normalmente, quando há evento no município, dois profissionais atuam na fiscalização de ambulantes. No caso de segunda, a abordagem foi tranquila e o vendedor não recebeu notificação nem teve o material recolhido. Apenas foi advertido verbalmente”, disse. 

Publicidade

Conforme a fiscal, uma lei municipal regula a atividade de ambulantes em Vera Cruz. A legislação permite o trabalho somente com o pagamento de uma taxa – de R$ 29,73 para produtos primários, como é o caso do algodão-doce – e do registro do serviço. “O problema ocorre quando ambulantes de outras cidades tentam vender em Vera Cruz e desconhecem a legislação”, afirmou.

No Facebook, há usuários que criticam a fiscalização e defendem o trabalho de ambulantes. “Fico com a sensação de que o cidadão de bem está na contramão. Sem palavras…”, publicou um internauta na página da Rádio Gazeta. “Isso é abuso demais. Os caras impedindo o rapaz de vender algodão-doce, uma venda que ganha tão pouco. Se eu não tivesse visto ia achar que era pegadinha”, postou outra usuária da rede social.

Porém, segundo Débora, a fiscalização, muitas vezes, é cobrada pela própria população através de denúncias. “Todo tributo que é cobrado é repassado para os moradores por meio de investimentos no município, por isso há necessidade de fiscalização”, explicou.

Publicidade

 

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.