ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Fogo consome seis hectares de mata em Cerro Branco

ads3

Para apagar o fogo, bombeiros contaram com ajuda da população e da Secretaria de Obras. Contenção demorou três dias

ads4

A estiagem que castiga o Rio Grande do Sul apresentou um dos seus efeitos mais cruéis na região Centro-Serra – incêndio em vegetação. Em um dos casos mais graves, o fogo na localidade de Serraria Scheidt, interior de Cerro Branco, que faz divisa com Lagoa Bonita do Sul, consumiu ao longo de três dias 6 hectares de mata nativa.

Segundo populares que moram perto do local onde houve o foco do incêndio, o fogo começou na última quinta-feira, 12, em uma área de difícil acesso. O causador teria sido um fio de alta tensão que, por causa do vento, bateu nas árvores e soltou faíscas.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Paineiras economizam água para resistir à estiagem

“A união faz a força. Contamos com uma mobilização muito grande por parte da comunidade. Grupos de trilheiros da cidade estiveram conosco no combate às chamas. Ajudamos como foi possível, seja levando água, recarregando os tanques, levando suprimentos e emprestando maquinários”, disse Scheffel sobre a atuação da pasta junto aos bombeiros.

ads7 Advertising

Publicidade

O tenente explicou que foram usadas bombas costais e abafadores para conter o fogo. Além disso, segundo Oliveira, houve a utilização de mais de 2 mil litros de água contra o incêndio, que foi controlado por volta das 19 horas de sábado. No domingo, foi feita uma visita ao local para certificar que não havia ficado nenhuma possível fagulha.

“Não façam queimadas. Se adotarem essa prática, tenham a garantia de ser um lugar seguro. Cuidado com o vento. Não joguem bitucas de cigarro nas margens das rodovias. Neste momento, qualquer ponto quente pode desencadear um incêndio”, orientou Oliveira.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta