Regional

Forças-tarefa apreendem quase três toneladas de alimentos impróprios na região

O Programa Segurança dos Alimentos realizou nesta semana duas forças-tarefa de fiscalização de estabelecimentos em municípios do Vale do Rio Pardo. A primeira, na quarta-feira, 23, vistoriou cinco mercados de Encruzilhada do Sul. Já na quinta, 24, dois mercados de Passa Sete passaram pela avaliação dos agentes.

Em Encruzilhada do Sul, a ação resultou na apreensão de mais de duas toneladas de alimentos impróprios para o consumo. Além disso, uma padaria, dois açougues e um depósito, que funcionavam em três dos mercados, tiveram de ser interditados por falta de higiene.

LEIA TAMBÉM: Obras de duplicação da BR-471 devem ser retomadas até o final do ano

Publicidade

Entre as irregularidades, estavam produtos sem indicação de procedência, com validade vencida e fora da temperatura adequada. Unidades de álcool com venda proibida em mercados também foram apreendidas. Os produtos foram inutilizados, mas parte da carne recolhida foi doada para o Zoológico municipal de Cachoeira do Sul.

Participaram da operação de fiscalização os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Ulysses Fernandes Moraes Luz, de Encruzilhada do Sul; servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Encruzilhada do Sul, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), da Delegacia do Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

LEIA TAMBÉM: Primeiro trimestre registra abertura de quase mil empresas em Santa Cruz

Publicidade

640 quilos em Passa Sete

Na segunda fiscalização, realizada na quinta-feira em Passa Sete, na região Centro-Serra, a força-tarefa apreendeu 640 quilos de produtos impróprios em dois mercados do município. Ambos foram autuados. Em um deles, a padaria foi interditada. As principais irregularidades foram produtos vencidos, sem indicação de procedência e temperatura inadequada. Carne, laticínios, produtos de padaria e ovos estavam entre os itens apreendidos, além de unidades de álcool com venda proibida nos estabelecimentos.

Participaram da operação de fiscalização os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Júlia Ferreira Santos, de Sobradinho; servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS), representantes do Serviço de Inspeção e da Vigilância Sanitária Municipal de Passa Sete, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.