Categories: Esportes

Force India veta e Marussia não poderá disputar temporada com carros do ano passado

A possibilidade que a Marussia tinha de disputar o Mundial 2015 com o carro de 2014 foi por água abaixo. A equipe não recebeu aprovação na reunião do Grupo Estratégico, realizada em Paris, na última quinta-feira. O time, em crise financeira e sob administração judicial, se ausentou nas últimas três provas do ano passado e se animou para alinhar seus carros neste ano após conseguir novos investidores.
O regulamento da Fórmula 1 prevê um número de 22 carros no grid, com um mínimo de 18. Desejando aumentar o número de competidores para aumentar a atratividade da categoria, as equipes sinalizaram positivamente no início desta semana em permitir a participação da Marussia com o carro de 2014. Somente a aprovação unânime das escuderias poderia abrir esta exceção.

No entanto, a Force India não escondeu que votou contra a decisão. De acordo com o time indiano, o pedido da Marussia não tinha “bases sólidas”, mas sim “problemas de conformidade”. O documento apresentado na reunião em Paris possuía apenas uma página e não apresentava detalhes sobre financiamento, estrutura operacional e novos proprietários da equipe. O documento ainda era assinado por Graeme Lowdon, diretor-executivo da Marussia antes do processo de administração judicial, e não pela atual diretoria.

“O Grupo Estratégico foi confrontado com um pedido da Marussia em competir em 2015 com o carro de 2014. Durante a reunião, verificou-se que havia problemas de conformidade e que a aplicação carecia de sustância. Igualmente, a aplicação especulativa apresentada não continha nenhuma documentação para reforçar o caso de uma aprovação especial. Não foram fornecidos, por exemplo, detalhes de quem são os novos donos ou as estruturas operacionais que serão utilizadas. Dada a falta de informação, garantias incertas e a natureza especulativa do pedido, a decisão foi tomada para melhor focar em garantir a continuação das equipes independentes restantes”, explicou Bob Fernley, chefe da Force India.

Publicidade

Fernley, entretanto, afirmou não ser contra a presença da Marussia no Mundial 2015, só que não concorda com a proposta apresentada.
“Não queremos perder equipes, mas uma das condições era que eles demonstrassem sustentabilidade de seu programa e quem estava por trás disso. Então, onde estavam as finanças? Quando eles construiriam um carro de 2015? É necessária a apresentação de uma proposta adequada, que pode ser considerada. Não dou desculpas para isso. A responsabilidade recai sobre a equipe que fez a aplicação. Este processo foi fechado, mas como tudo na vida, quando se perde uma vez, você retorna e faz da maneira adequada”, completou.

Isto posto, a Marussia não deverá disputar a primeira corrida do ano, na Austrália, no dia 15 de março. No entanto, a escuderia ainda tem a possibilidade de participar do Mundial, já que o atual acordo comercial consente que um time se ausente de três provas sem sofrer punições. O prazo máximo para regularização é o GP do Bahrein, que está marcado para o dia 19 de abril.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.