ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Forte Apache e o Espiral lança ‘A Resistência ao Caos’

ads3

ads4

Não é recomendável ouvir Forte Apache e o Espiral no volume baixo do seu dispositivo de áudio. Direto, sem firulas e barulhento, A Resistência ao Caos, novo som lançado pela banda santa-cruzense, ganha mais sentido se for escutado alto. Com fortes influências do noise rock americano dos anos 1980 e 1990, a música foi gravada entre os meses de junho e julho deste ano no estúdio Boca de Sons e acaba de ser lançada nas plataformas digitais.

A canção, que deve ganhar um clipe em breve, mostra a sonoridade visceral que quem já assistiu à banda ao vivo conhece. Também é a primeira gravação oficial, depois de já ter lançado, no formato demo, a nostálgica 1995, a good dirty vibes Montenegro e a pesada Ruídos, gravadas há quatro anos de forma caseira com a produção de Bruno Gordo, no já extinto Coletivo Banho Maria – e que podem ser ouvidas no Soundcloud da banda. Ruídos possui uma forte ligação com o novo single.

ads6 Advertising

Publicidade

A Resistência ao Caos recebeu elogios de Frank Jorge, renomado músico gaúcho com passagens por bandas como Cascavelletes e Graforréia Xilarmônica. “Gostei de certa melancolia misturada com otimismo. Curti mesmo”, comentou Frank, em mensagem enviada ao Instagram oficial da Forte Apache e o Espiral. A canção, no entanto, deve ficar apenas no registro como single e não fará parte das músicas que serão gravadas e compiladas em dois EPs, cada um com cinco sons. “Já iniciamos a pré-produção do primeiro e vamos definir nas próximas semanas quais sons irão entrar”, conta Davi.

Uma nova versão para Ruídos, a antiga A Cara a Tapa, e músicas recém-criadas, como Tudo Vai Mudar e Entrevistas Arquivadas, devem fazer parte das novas gravações.

ads7 Advertising

Publicidade

Davi e Nanaco formam uma dupla como poucas na cena rock de Santa Cruz. A parceria, “lá do tempo dos dinossauros”, como brinca Davi, resultou em excelentes produções musicais em bandas como Retrofonia e Chá das Cinco. Mais experiente, após 21 anos dividindo o palco, eles garantem não ter pressa em produzir e lançar músicas.

“Estamos mais velhos, e não temos a ânsia de fazer tudo correndo. Agora fizemos mais de boa e do jeito que gostamos, sem ficar com o falso sonho de que alguém vai nos descobrir ou a gente vai explodir e ficar rico fazendo música. Cada vez a gente tem isso mais claro, em fazer o nosso som e expressar claramente nossas opiniões”, comentou Davi.

ads8 Advertising

Publicidade

Onde achar
Face: facebook.com/forteapacheeoespiral
Instagram: instagram.com/forteapacheeoespiral
Spotify: spoti.fi/2JsB7L3
Soundcloud: soundcloud.com/forteapacheeoespiral
Bandcamp: forteapacheeoespiral.bandcamp.com
YouTube: youtube.com/forteapacheeoespiral
Contato: forteapacheeoespiral@gmail.com

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta