Educação

FOTOS: alunos aprendem sobre história de Santa Cruz construindo maquetes de pontos turísticos

A garotada da Escola Municipal Duque de Caxias, do Bairro Ana Nery, deu uma aula de criatividade e conhecimento nesta semana. Após um período de pesquisa sobre a história de Santa Cruz do Sul, a partir dos pontos turísticos da cidade, as turmas 41 e 42 criaram maquetes dos principais lugares do município, seguindo o tema “Santa Cruz do Sul, nossa história, nossas memórias”.

Utilizando papel, cola e muita tinta e lápis de cor, o resultado foi a construção de verdadeiras obras de arte, muito fiéis aos pontos escolhidos pelos estudantes. O trabalho foi coordenado pelas professoras Sandra Reis e Juliana Marques.

LEIA TAMBÉM: Alunos da Emei Aliança vão ser atendidos em novo local

Publicidade

“Entendemos que, resgatando a história do nosso município, é uma forma de incentivar os estudantes a compreenderem a sua trajetória, valorizando os nossos antepassados. Trabalhamos com eles desde a vinda dos imigrantes, que tiveram muitos desafios, para eles poderem respeitar e valorizar toda esta história da qual eles fazem parte hoje”, disseram as educadoras.

Até a confecção das maquetes, o trabalho envolveu várias etapas. A primeira delas foi a vinda dos imigrantes alemães retratada nas embarcações, em formato de desenho. Após, os alunos estudaram a localização geográfica de Santa Cruz do Sul, com a construção de mapas, e depois visitaram prédios, parques e pontos turísticos da cidade.

LEIA TAMBÉM: Escola ensina sobre educação financeira na ‘ponta do lápis’ no interior de Santa Cruz

Publicidade

No último sábado, 28, ocorreu a Mostra de Trabalhos no educandário, com a presença de familiares dos estudantes. E nesta semana, em uma das salas multifuncionais, alunos de todas as turmas prestigiam a exposição e aprendem um pouco da história da cidade com os colegas.

Orgulhoso do seu trabalho estava o garoto Arthur Vicente Correa Kretzmann, de 10 anos, que reproduziu a Catedral São João Batista e a Praça Getúlio Vargas. “É um dos lugares mais bonitos de Santa Cruz, e gosto de ir lá com minha família. O que aprendi com este trabalho não vou mais esquecer”, disse.

Já o aluno Théo da Rosa, de 10 anos, reproduziu o Parque da Cruz. “Escolhi esta porque eu acho o lugar mais bonito de Santa Cruz, porque dá para ver a cidade lá de cima”, revelou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Educação distribui 60 mil livros pedagógicos para as escolas

Kaio Rodrigues, de 9 anos, utilizando papel machê, esbanjou talento ao reproduzir os bonecos do Viaduto Fritz e Frida, sem esquecer das flores. “Fui lá muitas vezes com minha família, e acho legal lá”, contou.

A diretora da instituição, Carla Soder, avaliou a iniciativa. “As maquetes construídas pelos estudantes é um longo trabalho planejado pelos professores, equipe pedagógica e gestora, juntamente com o apoio da Secretaria da Educação, que proporcionou o transporte para que os alunos conhecessem os pontos turísticos de Santa Cruz. Assim eles puderam sair das salas de aula e conhecer nossa cidade. E o resultado foi gratificante, pois mostraram, a partir das maquetes, que a aprendizagem ultrapassa também os muros da escola”, relatou.

Publicidade

Professoras Sandra Reis e Juliana Marques
Kaio Rodrigues, de 9 anos, reproduziu os bonecos do Viaduto Fritz e Frida
Arthur, de 10 anos: “O que aprendi não vou mais esquecer”

Projeto “Meu lugar no mundo”

Outra iniciativa desenvolvida na Emef Duque de Caxias, é o projeto Meu Lugar no Mundo, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme explica a professora dos pequenos, Sandra Reis. “O conteúdo desenvolvido neste projeto visa apresentar aos estudantes o seu lugar de vivência, por meio do estudo das moradias e de seu entorno, bem como na sua localização no mundo. Como fechamento do projeto os estudantes realizaram a construção da maquete da sua casa (moradia), utilizando materiais alternativos”, relatou.

Augusto, de 7 anos, reproduziu o condomínio em que reside
Natally Oliveira, de 8 anos
Os gêmeos Kael e Maria Batista, de 7 anos, trabalharam juntos na confecção da casa
No projeto Meu lugar no mundo, alunos confeccionaram suas próprias casas

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.