ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS: casal implanta horta em formato de mandala em Rio Pardinho

ads3

ads4

A preocupação com o meio ambiente e com a busca por alternativas que sejam autossustentáveis fez o engenheiro eletricista Alexandre Guedes da Luz e a esposa Gislaine Thomas transformarem a sua propriedade em um sítio agroecológico. Distante apenas 15 quilômetros do centro de Santa Cruz do Sul, no distrito de Rio Pardinho, o Sítio Thomas Ecke possui área de 23 hectares, com mais de 40% de mata nativa e o restante voltado ao cultivo de hortaliças orgânicas, além de pomar de noz pecã, aviário de galinhas e criação de ovinos.

LEIA MAIS: Cabeleireira produz horta reciclável no Bairro Várzea

Um dos diferenciais do sítio é a horta no formato de mandala. Com 50 metros de diâmetro, no espaço são cultivados cerca de 20 itens diferentes, como alface, repolho roxo e verde, couve-flor, brócolis, tempero verde, rúcula, beterraba, couve chinesa e morangos, entre outros. Todos os alimentos, plantados de forma harmônica, dispensam o uso de agrotóxicos e são cultivados apenas com produtos orgânicos.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Aposentado mantém horta em terraço no Bairro Schulz

Produção de hortaliças segue preceitos orgânicos e oferece ao público a opção de colher por conta própria os itens de sua preferência | Foto: Rafaelly Machado

A propriedade dispõe do sistema colha-e-pague, onde o consumidor tem a chance de colher os produtos frescos que vai levar para casa. Outra possibilidade é fazer encomendas pelo WhatsApp (51) 9 9696 5553. A entrega é feita por agendamento, assim como as visitas à propriedade. Uma loja de produtos orgânicos, que está em obras, logo deve começar a funcionar em anexo.

ads7 Advertising

Publicidade

FOTOS: recicladora cria horta e pomar só com doações

Alexandre relatou que horta-mandala foi pensada para ser algo diferente do habitual | Foto: Rafaelly Machado


Cuidados para ter alimentos sem contaminação

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Alternativa à seca: cisterna é simples e segura para armazenar água

O sistema de irrigação da horta é automático, o que oferece a opção de programar em quais dias e horários deve ocorrer o acionamento. A captação de água é feita de uma fonte natural, preservada. Luz ressaltou, ainda que em breve fará a construção de uma estufa de morangos, um minhocário e um aviário de codornas. Além disso, planeja promover atividades de lazer e de consciência agroecológica. “Queremos criar outras alternativas, como um espaço para as pessoas fazerem piqueniques, trilhas, e estamos analisando a possibilidade de as crianças terem contato mais próximo com os animais que temos aqui na propriedade”, disse.

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta