Categories: Centro-SerraRegional

FOTOS: Ricordare L’Italia per Vivere chega à 25ª edição

Ibarama reuniu grande público neste sábado, 5 de agosto, para comemorar as Bodas de Prata da maior festa da cultura e gastronomia italiana da região Centro Serra. O 25º Ricordare L’Italia per Vivere seguiu o sucesso das edições anteriores e, mantendo a essência do evento, relembrou costumes, valores e a cultura italiana.

Entrada com bandeiras, autoridades, homenageados, Coral e encenação
Coral Luciano Pavarotti
Chefes do Executivo Municipal e esposas
Equipe Administração Municipal
Prefeito Valmor Mattana
Organizador Dionatan Salvatti
Encenação da chegada dos imigrantes italianos à região

Município berço da imigração italiana na região, foi promovido em Ibarama, em 16 de agosto de 1997, um evento que entraria para o calendário regional como uma importante celebração às origens que por aqui se estabeleceram. O “Il Primo Ricordi D’Itália” foi organizado pela Comissão pró-construção da Casa Mortuária da Paróquia São Paulo Apóstolo de Ibarama, que tinha como presidente Tarcisio Pasa; presidente do Conselho Paroquial, Albino Vicente Lazzarotto (Tata); sob o comando do padre Almarinho Lazzari, com colaboração também da Prefeitura Municipal e da comunidade em geral. 

O nome do evento veio a ser alterado, tempo depois, para Ricordare L’Italia per Vivere por questões de registro, e assim enfatizando “para que possamos viver, temos que recordar”. 

Publicidade

LEIA MAIS: Ricordare L’Italia per Vivere celebra sua 25ª edição neste sábado

Na edição de 2023, a programação do 25º Ricordare L’Italia per Vivere iniciou com celebração eucarística rezada nos idiomas Português e Italiano, na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, presidida pelos padres Matheus Venturini e Hélvio Luiz Cândido, com participação do Coral Cantare è Vivere, de Sobradinho.

Logo após os participantes foram recepcionados pelo Coral Luciano Pavarotti no andar inferior do Salão Paroquial.

Publicidade

Neste ano, os casais homenageados pelo evento foram Alceu Jacinto Dal Ri e Clairê Teresinha Dalpisol Dal Ri e Pedro Vicente Bolfe e Cleci Maria Pasa Bolfe, que em suas trajetórias possuem marcas de contribuição à comunidade local. Eles estiveram acompanhados de familiares e amigos.

Já no salão, o ambiente esteve todo decorado, desde as paredes de pedra, parreiral, elementos nas cores da bandeira italiana, passando pela Salumeria (espaço destinado aos salames, presunto, queijo, grostoli e pão), copa e pipas de vinho e graspa.

Destaque para a reprodução de um forno de pedra na decoração junto ao palco, ressaltando a temática desta edição “Il pane: cibo sacrato” – O pão: alimento sagrado, lembrando do importante alimento à mesa das famílias.

Publicidade

Ainda na recepção aos participantes, nas mesas foram servidos aperitivos, incluindo polenta brustolada. Antes da janta, também ocorreu bênção dos padres. O jantar iniciou com a sopa de agnoline e contou com diversos pratos da culinária típica italiana, assim como as sobremesas.

A animação ficou por conta do Musicale Giramondo, que divertiu o público até à madrugada. E teve ainda o tradicional leilão do presunto de mais de 2 metros, que ficou com um grupo de amigos ibaramenses, que deu lance de 3 mil reais.

Os trabalhos contaram com uma grande equipe de voluntários, que iniciou as atividades de preparação ao evento há alguns meses, tendo à frente da organização Dionatan Salvati.

Publicidade

Equipe de trabalho da 25ª edição

Na edição da próxima sexta-feira, 11 de agosto, do jornal Gazeta da Serra, circulará um suplemento especial do 25º Ricordare L’Italia per Vivere.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.