ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS: santa-cruzense coleciona latinhas de cerveja desde a adolescência

ads3

ads4

Olá! Em terra de muitos descendentes de alemães, como é o caso de Santa Cruz do Sul, colonizada por imigrantes germânicos em meados do século 19, e que hoje é conhecida por sua Oktoberfest, falar em cerveja é sempre uma boa pedida. E, em nossa edição de hoje, vamos falar em cerva multiplicada por… 4.500! É esse o número de latinhas de cerveja que o santa-cruzense Júlio César de Lara tem em sua coleção, iniciada quando ainda era adolescente.

Júlio reside em Alto Boa Vista, no interior do município, e lá nos recebeu para apresentar o seu impressionante tesouro em forma de latinhas. São tantas, e de tantos lugares, que praticamente poderiam contar a história do mundo em forma de cervas e de marcas. E ele planeja acomodar todas elas em uma antiga estufa de tabaco, aliás mais uma marca de Santa Cruz.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: uma coleção com gosto de Nescau

1 Colecionismo

Nesta edição, de no 24, vamos mostrar a coleção de Júlio César de Lara. Foi lá em Alto Boa Vista, no interior de Santa Cruz do Sul, que fui conhecer o acervo de latas de cerveja desse santa-cruzense de 44 anos, engenheiro de segurança, casado com a Daniela e pai do Gabriel. Júlio me disse que a coleção, que hoje tem mais de 4.500 latinhas, começou por brincadeira. Tinha 15 anos quando seu pai trouxe umas latinhas de cerveja importadas, e ele e seu irmão mais novo começaram a colecionar. Latas importadas na época eram raras, e entre elas veio a Cardenal (sua primeira). “Coleciono latinhas de todo o mundo”, comenta. “Algumas vieram de presente e outras adquiri. O mais interessante é que dificilmente eu as bebo, pois não sou um apreciador dessa bebida.”

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: eletricista coleciona facas desde 1998

2 Monóculo de foto, para ver grandão

Monóculo é uma peça fabricada em poliestireno, um tipo de plástico, e com o formato cônico. Uma extremidade contém uma imagem (foto) e a outra extremidade uma lente de aumento para visualização. Muitos fotógrafos ganhavam a vida tirando fotos e colocando-as em monóculos. E se você é das décadas passadas, com certeza comprou um monóculo de foto. Eles eram vendidos no circo, no parque ou naqueles passeios turísticos da escola.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta