Elas

Franciele Carraro e Júlia Giovanaz: parceria que faz a diferença

A relação entre cliente e fornecedor surtiu frutos. Franciele Pedroso Carraro deixou de apenas adquirir os itens comercializados por Júlia Giovanaz Nunes, como fazia na infância, para se tornar sócia de uma empreitada de sucesso. Ambas com 24 anos, as duas celebram a parceria que nasceu na sala de aula e que, agora, transcende os limites nacionais. Empreendedoras desde 2019, as técnicas em Química estão à frente da Protege Química, que nasceu na adolescência.

“Eu e a Júlia somos amigas há mais tempo do que consigo me lembrar. Durante nossa formação, percebemos que o projeto de pesquisa poderia ser algo maior, e a decisão de empreendermos juntas veio de forma natural, a partir da vontade de fazer a diferença.”

LEIA MAIS: Caderno Elas: um legado alicerçado na política regional

Publicidade

Por meio da empresa, as duas buscam ajudar as pessoas, promovendo qualidade de vida aos produtores de tabaco. Isso porque o produto, o creme protetor de nicotina, consiste num Equipamento de Proteção Individual (EPI), que protege contra a Doença da Folha Verde do Tabaco (DFVT), prevenindo a absorção cutânea da substância durante a colheita.

Naturais de Esteio, hoje as duas moram em Santa Cruz do Sul, mudança que ocorreu em 2024, devido aos negócios. Atualmente, trabalham na consolidação comercial da empresa, no fortalecimento da operação e na expansão para novos mercados, com foco na internacionalização. Ao mesmo tempo, seguem desenvolvendo novos produtos e ampliando as aplicações da tecnologia para outros cultivos.

Os planos de futuro, por sua vez, não param. “Nosso objetivo é crescer de forma estruturada, mantendo a ciência como base, sem perder o propósito. Hoje, já temos mais de 7 mil pessoas que utilizam nosso produto e recebemos feedbacks muito positivos. Isso nos motiva a seguir em frente e a buscar impactar um número cada vez maior de pessoas”, frisa Júlia.

Publicidade

Amizade surgiu ainda durante a infância

LEIA TAMBÉM: Empresa sediada no Gauten conquista premiação de empreendedorismo global

De amigas a sócias

Enquanto Franciele Carraro, estudante de Biomedicina, atua na empresa principalmente nas frentes de desenvolvimento, operações e estruturação estratégica, Júlia Giovanaz, estudante de Economia, responde pela representação comercial, pelo marketing e pela gestão estratégica.

“Minha jornada começou muito ligada ao laboratório e à pesquisa. Sempre tive interesse em criar coisas novas e desenvolver produtos. Meu estágio no curso técnico foi na área de cosméticos. Me apaixonei por entender melhor como soluções simples podem realmente mudar o dia a dia das pessoas”, conta Franciele.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ministério da Agricultura autoriza uso de creme como EPI em lavouras de tabaco

Já para Júlia, a jornada empreendedora começou cedo. “Sempre empreendi. Vendia figurinhas dos meus cadernos, pulseiras e o que vinha em mente quando era criança. Brincar de vender era muito divertido para mim e meus pais me davam apoio. Na infância, a Franciele era minha cliente.” Mais tarde, de acordo com ela, ficou ainda mais evidente a vontade de empreender e construir uma empresa de maneira significativa, “enfrentando todas as dores que esse processo exige.”

A dedicação, por sinal, também rendeu frutos. “Alcancei o 1º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 – categoria Ciência e Tecnologia. Fui a única gaúcha entre as finalistas nacionais. Também fui agraciada com o 3º lugar mundial pelo Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), em julho de 2025, no Japão, considerada a maior competição mundial de jovens empreendedores, com milhares de inscritos do mundo todo.”

Publicidade

LEIA MAIS DA EDITORIA ELAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Heloisa Poll

Share
Published by
Heloisa Poll

This website uses cookies.