Regional

Frente Parlamentar tem audiência quente sobre a RSC-287; leia detalhes

A Frente Parlamentar de Acompanhamento da Duplicação da RSC-287 realizou na noite dessa quinta-feira, 27, a primeira audiência pública, na Câmara de Vereadores. O encontro tinha como objetivo debater pontos de divergência entre os interesses dos municípios, moradores do entorno, concessionária e poder concedente acerca da obra. A falta de representação do governo do Estado, contudo, frustrou todos os presentes e fez com que as demandas fossem apresentadas à Rota de Santa Maria.

Presidente da Frente Parlamentar, o vereador Rodrigo Rabuske (PTB) também foi o responsável pela condução dos trabalhos e o primeiro a falar. Ele recordou o trabalho realizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin) e reclamou da falta de resoluções após as muitas reuniões realizadas com a concessionária e o governo do Estado nos últimos anos. Lamentou ainda a ausência do secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, que cancelou a participação poucos minutos antes do início da sessão.

LEIA MAIS: Frente Parlamentar realiza audiência pública para acompanhamento das obras da RSC-287

Publicidade

Na sequência, a palavra passou ao novo diretor-geral da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, que assumiu no lugar de Renato Bortoletti. Durante quase 30 minutos, ele falou sobre as intervenções já executadas na RSC-287 e as que estão em curso ou por vir, como a recuperação do pavimento e a instalação de câmeras em toda a extensão da rodovia. Ao comentar a duplicação, garantiu que os trâmites burocráticos estão sendo finalizados e a obra deve começar em breve. Também ontem, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a licença prévia que permite a duplicação.

Depois dos pronunciamentos do promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, e do secretário de Planejamento e Orçamento de Santa Cruz do Sul, Éverton Oltramari, foi a vez do deputado federal Marcelo Moraes (PL). Ele reforçou a necessidade de a obra minimizar os impactos aos moradores e comércios em seu entorno. Diante disso, se disse frustrado com o projeto apresentado por Conterato.

LEIA TAMBÉM: Intervenções mudam a rotina da RSC-287; veja os pontos

Publicidade

“Duas travessias e apenas uma rótula na entrada para Passo do Sobrado não atendem a comunidade do Pinheiral”, frisou Moraes. Falou ainda sobre a importância dos acessos, retornos e passarelas para a passagem de pedestres nos trechos urbanos e pediu que o governo do Estado revise o projeto.

Os deputados estaduais Kelly Moraes (PL) e Elton Weber (PSB) também colocaram os mandatos à disposição para intermediar encontros com o Piratini e fazer as demandas chegarem ao poder concedente. “Registro aqui minha indignação pelo fato de não haver representação do governo do Estado nesta reunião e vou fazer um documento ao governador para lamentar essa ausência”, enfatizou Kelly.

Weber criticou a inexistência de um projeto definitivo que permita à comunidade e líderes vislumbrarem o futuro após a duplicação. “É inadmissível que não haja retornos e que os agricultores e moradores tenham que arcar com custos adicionais.”

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.