Foto: Iara Krisna Puntel da Silva / Banco de Imagens / GS
O frio tem marcado forte presença nos últimos dias no Rio Grande do Sul, com destaque para o registro de neve na última quinta-feira, 29, em São José dos Ausentes. As baixas temperaturas se estenderam ao longo do fim de semana por todo o Estado. No Vale do Rio Pardo, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 5 graus nas primeiras horas da manhã deste domingo, 1º de junho.
Os institutos de meteorologia já projetam como o clima deve se comportar ao longo de junho, mês que marca o início do inverno, que começará oficialmente no dia 20 de junho e seguir até o dia 22 de setembro.
VEJA MAIS: VÍDEO: São José dos Ausentes registra primeiros flocos de neve do ano no Rio Grande do Sul
Publicidade
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de junho poderá ter acumulados de chuva próximos ou até acima da média histórica no Estado, com volumes que podem ultrapassar os 140 milímetros.
Em relação às temperaturas, o Inmet destaca que, embora haja tendência de temperaturas acima da média no centro-sul do Brasil, no Rio Grande do Sul os termômetros devem permanecer, na maior parte do tempo, abaixo dos 20 graus. Em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste, a entrada de massas de ar frio poderá provocar quedas acentuadas, com temperaturas que podem ficar abaixo dos 15 graus.
LEIA MAIS: Onda de ar polar deve causar neve no Sul do Brasil; entenda o fenômeno
Publicidade
Junho é considerado o primeiro mês do trimestre climático do inverno, que compreende os meses de junho, julho e agosto. De acordo com a MetSul Meteorologia, o mês é historicamente caracterizado por episódios de frio intenso, geada e, eventualmente, neve. Ele está entre os meses mais frios do ano no Sul do Brasil, ao lado de julho. Além disso, junho apresenta aumento da precipitação no Rio Grande do Sul e uma diminuição das chuvas na região central do país.
Dados da MetSul indicam que a primeira metade de junho deve ser mais fria, enquanto a segunda tende a ser mais quente. O mês começa ainda sob influência da massa de ar frio que ingressou no final de maio, e uma nova incursão de ar frio é projetada para a segunda semana do mês. Já na segunda quinzena, devem predominar dias com temperaturas acima da média, com tardes agradáveis e, em alguns casos, até quentes para os padrões da estação.
A MetSul projeta que o mês de junho ocorrerá sob neutralidade do Oceano Pacífico Equatorial, ou seja, sem a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. A última fase do La Niña foi encerrada em fevereiro deste ano.
Publicidade
This website uses cookies.