ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Frutos colhidos por meio do judô em Rio Pardinho

Desde 2014, crianças e adolescentes do distrito de Rio Pardinho têm a oportunidade de praticar judô como uma das atividades oferecidas pelo Centro Integrado Entre Gerações (Cieg). E os resultados evidenciam o sucesso da ação. No último sábado, seis dos 60 judocas atendidos pelo projeto ganharam medalha de ouro no Campeonato do Interior da Federação Gaúcha de Judô, que reuniu 420 atletas em Santa Cruz do Sul.

Lucas Soares, 8 anos, ficou em primeiro lugar na classe Mirim Leve até 32 quilos; João Vitor Buche, 10, ficou campeão na classe Infantil Meio Médio até 40 quilos. Jéssica Soares, 12 anos, obteve a medalha de ouro na classe Sub-13 Pesado. Bruna Buche, 13 anos, ganhou o ouro na classe Sub-15 Meio Pesado. Carlos Eduardo Soares, 14 anos, levou o ouro na classe Sub-15 Meio Pesado masculino, até 64 quilos. Por fim, Cleiton Moraes, 17 anos, levou medalha de ouro na classe Sênior Meio Leve até 66 quilos. 

ads6 Advertising

Publicidade

Segundo o professor de judô, Leandro Nunes Couto, o esporte promove saúde, educação e socialização. “Esse projeto da Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc) em parceria com o Cieg oportuniza acesso para os jovens que vivem em áreas rurais à prática do judô como forma de atividade física, interação, inclusão social e disciplina”, explicou. “O judô busca disseminar valores éticos, morais e de cidadania através da incorporação da sua filosofia”, completou Couto.

Atividades no contraturno escolar

ads7 Advertising

Publicidade

“A conquista das medalhas pelos participantes dos nossos projetos contribui para fortalecer a cidadania do jovem rural, que é um dos objetivos dos mantenedores das nossas iniciativas”, explicou a presidente do Cieg, Suzane Waechter Tolotti.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta