Jeferson Peres mostra fios furtados em postes. Crime tem sido recorrente nas ruas. Fotos: Tiago Garcia
Uma onda de furtos de fios e cabos de iluminação, invasões a residências e arrombamentos tem preocupado os moradores do Bairro Goiás, em Santa Cruz do Sul. Os casos voltaram a se repetir e chamaram a atenção dos órgãos de segurança. Conforme a Brigada Militar, nos últimos quatro meses houve 67 registros e 11 prisões de suspeitos por algum delito na região. A situação tem gerado insegurança para a comunidade, que cobra ações efetivas para coibir os crimes.
Nas ruas do bairro, tornou-se comum ver pontas de fios cortados perto de postes em razão do furto de fios de internet e telefonia, situação que causa transtornos. Leonardo Glesse, sócio-proprietário da Cucas da Rosana, conta que o estabelecimento é atendido por dois provedores de internet e, devido ao problema, chegou a ficar um dia sem conexão com um dos fornecedores e por uma semana sem sinal no outro.
LEIA MAIS: Brigada Militar esclarece causas da morte de morador de rua em Gramado Xavier
Publicidade
“Para nós, ficar sem internet é muito complicado. Dependemos do sinal para manter o funcionamento dos sistemas. Quando fica fora, gera prejuízos e transtornos”, disse. Glesse pede reforço no policiamento na região. “Cobramos das autoridades para que possam localizar essas pessoas.”
Os criminosos também têm sido audaciosos ao praticar arrombamentos contra residências e empresas. Giovane Glesse, pai de Leonardo, diz que as câmeras de segurança flagraram um indivíduo entrando no estabelecimento após cortar a grade de uma das portas. “É um problema crônico que estamos enfrentando aqui na região. Já fizemos de tudo para evitar e segue acontecendo. Toda semana tem ocorrência na vizinhança. Hoje não sabemos mais o que fazer”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por porte ilegal de arma em Santa Cruz
Publicidade
Jeferson Peres, presidente da Associação de Moradores do Bairro Goiás, confirma que a situação tem se agravado e destaca algumas medidas adotadas na tentativa de levar mais segurança às famílias e empresários. “Tivemos um furto em que foram levados aproximadamente dois quilômetros de fios na rua Fernando Abott. Eles [os bandidos] não têm medo do perigo e não têm horário, sendo de dia ou noite”, conta. Ele ressalta que a Brigada Militar deteve suspeitos em flagrante praticando o crime na região. “Isso está se tornando frequente e sendo um problema que atrapalha e incomoda todo mundo.”
Peres salientou ainda os casos em que residências foram invadidas. “Nos chama a atenção que são ladrões de oportunidade e onde entram levam tudo.” Ele pede que os moradores redobrem a segurança em suas casas e frisou que Brigada Militar e Guarda Municipal estão sendo acionadas e fazem sua parte para coibir os crimes. “Os suspeitos são presos e soltos no mesmo dia. A culpa não é dos órgãos de segurança, e sim do Judiciário, que é falho e libera”, salienta.
LEIA MAIS: Moradores de Sobradinho são flagrados com cigarros contrabandeados em Ijuí
Publicidade
O tenente-coronel Cristiano Marconatto, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz do Sul, observa que na maioria dos casos os furtos ocorrem para sustentar o vício em drogas. Segundo ele, a guarnição já flagrou suspeitos identificados como falsos funcionários de empresas de telefonia e internet cometendo os crimes.
O alto valor comercial do cobre é um dos motivos que atraem os criminosos e ainda ajuda a fomentar o comércio clandestino. Marconatto confirmou que a Brigada trabalha para localizar os pontos de receptação dos materiais. “O papel da comunidade é nos auxiliar com denúncias para possibilitar a ação rápida. Já temos o monitoramento dos locais que são potenciais receptadores.”
LEIA TAMBÉM: Homem condenado por roubo é preso pela Draco no Bairro Santa Vitória
Publicidade
Sobre o fato de detidos não permanecerem presos, ele explica que furto é o crime cometido sem violência à pessoa, e os criminosos acabam obtendo a liberdade provisória no curso da investigação ou do processo. “Temos visto uma reiteração de condutas, em que os mesmos criminosos são presos em diversas oportunidades praticando o mesmo crime.”
O comandante observa que houve uma recente alteração na legislação em 2025, que trouxe regras mais claras para definir a periculosidade do investigado para decretação da prisão preventiva. “Nesse sentido, a reiteração delitiva passa a ser um dos critérios para justificar a prisão”, ressalta. Desde o dia 28 de julho de 2025, a nova legislação prevê reclusão de dois a oito anos para quem comete o crime de furto.
LEIA MAIS: Homem é preso com porções de crack no Bairro Faxinal Menino Deus
Publicidade
Responsável pelas investigações dos furtos no Goiás, o delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, explica que o combate aos crimes tem se intensificado. Ele salientou que as investigações dos furtos são complexas.
“Mais de 90% dos casos não tem testemunhas ou imagens de câmeras para identificação. Hoje é mais efetiva uma ação de policiamento ostensivo pela Brigada Militar para realizar prisões em flagrante.” Dill destaca o trabalho em conjunto com a Brigada e que o objetivo é coibir a atuação dos receptadores dos objetos furtados.
LEIA TAMBÉM: Homem é esfaqueado no Centro de Santa Cruz
“Entendemos que os receptadores são o maior problema desse ciclo criminal. Os furtadores são usuários de drogas e furtam para alimentar o vício. Eles são fomentados por esses receptadores profissionais, e vamos trabalhar para tentar diminuir esses tipos de crime”, afirmou.
Mesmo com a onda de furtos em Santa Cruz, o delito teve queda em 2025 comparado com anos anteriores. “A redução dos furtos no Vale do Rio Pardo foi maior que a identificada no Estado. É um crime que incomoda a sociedade e vamos intensificar as ações para prender receptadores e furtadores e combater o tráfico de drogas, que é o que movimenta toda essa estrutura”, frisou o delegado.
LEIA MAIS: Idoso perde quase R$ 20 mil no “golpe do bancário” em Venâncio Aires
A Brigada Militar de Santa Cruz do Sul prendeu dois homens, de 39 e 38 anos, por volta das 5h35 deste sábado, 10, no Bairro Goiás. A ação ocorreu após populares acionarem o telefone 190 para informar sobre o furto de fios de postes e repassarem as características dos suspeitos.
Durante averiguação nas imediações, os policiais constataram diversos fios cortados e pendurados nos postes. Em seguida, os indivíduos com as características informadas foram localizados e abordados. Após receberem voz de prisão, os homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, onde foi registrado o flagrante.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.