Galpão homenageia ex-secretário da Habitação, falecido em julho deste ano
Um espaço especial integrará os festejos alusivos à Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul neste ano. Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 10, na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho, o Galpão Crioulo Nilo Barboza. O local, construído ao longo das últimas semanas, remete a uma casa típica gaúcha e foi nomeado em homenagem ao ex-secretário de Habitação do município, falecido no fim de julho e que era entusiasta da cultura regional.
O ato de inauguração contou com a presença do prefeito Sérgio Moraes (PL), do vice Alex Knak (MDB), secretários municipais, familiares de Nilo Barboza e outras lideranças ligadas ao tradicionalismo. Segundo Moraes, a ideia de construir o galpão partiu do desejo de mostrar a cultura gaúcha à sociedade santa-cruzense. “Me parece que em outros tempos era um pouco escondido. Nós não estávamos conformados com isto, porque é uma das principais culturas, mais disciplinada. É uma cultura bonita”, conta. Ele acredita que o espaço motivará outros jovens a participarem das atividades do movimento tradicionalista.
LEIA MAIS: Veja como será a programação da Semana Farroupilha nos municípios da região
Publicidade
Em relação à escolha do nome, o prefeito destaca que Nilo Barboza era “um homem de galpão”. “Quando a gente começou a construir, alguém disse ao meu lado: ‘veja, é a cara do Nilo Barboza esse galpão aqui’. E daí eu já disse, ‘então, vamos colocar no nome dele de Galpão Nilo Barboza'”, relata Sérgio Moraes. Em seguida, a família do ex-secretário foi consultada e autorizou a homenagem.
Ainda na manhã desta quarta, o prefeito instalou provisoriamente um gabinete no interior do galpão, onde recebeu lideranças do tradicionalismo no município. À tarde, o vice Alex Knak transferirá as atividades para o espaço.
LEIA MAIS: Churrascada na Praça da Bandeira e desfile noturno são novidades da Semana Farroupilha
Publicidade
O presidente da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), Tibicuera Almeida, também acompanhou o ato e afirmou que esta Semana Farroupilha “vai entrar na história de Santa Cruz”. Ele destaca a programação, que inclui shows de nomes conhecidos da cultura gaúcha, churrascada e um desfile noturno, além do desfile já tradicional do dia 20 de setembro. “A Marechal Floriano está ganhando as cores do nosso Rio Grande, os arcos já estão sendo decorados com as cores da bandeira, então estamos muito orgulhosos e felizes”, complementa.
Já o secretário de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, revelou que a ideia de construir um galpão na Praça da Bandeira surgiu ainda nas primeiras reuniões sobre os festejos, em fevereiro. “A gente planejava que precisava, de fato, tirar as comemorações farroupilhas de dentro dos CTGs e de dentro do Parque da Oktoberfest, a gente precisava aproximar a comunidade santa-cruzense do tradicionalismo”, conta.
O titular da pasta também lembrou de Nilo Barboza, que foi seu colega no Executivo. “Ele foi um dos sonhadores desse local. Uma semana antes da sua partida, ele dizia que faria o maior galpão que Santa Cruz já tinha visto”, rememora.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz prepara o maior carreteiro de sua história na Semana Farroupilha; veja detalhes
Segundo Albers, a estrutura poderá permanecer temporariamente na Praça da Bandeira por 90 dias. Depois disso, será avaliado seu destino. “Muita gente pede a permanência do galpão aqui na praça, é um problema que o prefeito vai ter que resolver a partir de agora. Pedem que esse galpão fique aqui para outubro, para o Enart, até para servir de Casa do Papai Noel. Mas a essência jamais vai perder, a sua ligação com o tradicionalismo”.
A inauguração do Galpão Nilo Barboza foi o primeiro momento das comemorações da Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul. Ainda nesta quarta-feira, às 17h30, acontece o encontro das ex-prendas Chimarrão da Saudade, atividade coordenada pela subsecretária de Cultura e Economia Criativa, Zoraia Pereira.
Publicidade
A partir das 19 horas, duas apresentações musicais movimentam a Praça da Bandeira. Primeiro, com o grupo Tchê Vanerá. Em seguida, às 20h15, sobe ao palco o cantor nativista Joca Martins. A entrada para ambas atrações é gratuita. As atividades se encerrarão no galpão, com vigília da Guarda Municipal.
Colaborou Jaime Fredrich
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.