Categories: Geral

Gaúcho pode virar Patrimônio da Humanidade

Entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai têm um desafio e tanto pela frente: querem que a figura do gaúcho seja declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. O presidente da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha (CITG), Manuel Rodríguez, revelou o plano da entidade no último domingo, 19, em um congresso em Montevidéu. 

“É um projeto difícil e de muita envergadura, mas é uma meta que, se conquistada, será muito importante para a cultura gaúcha” afirmou Rodríguez em entrevista ao site Terra. “Vai levar um tempo, mas acredito que teremos sucesso”, ressaltou.

Para que o gaúcho torne-se Patrimônio da Humanidade o pedido deve ser aprovado, primeiramente, em cada um dos países envolvidos – Uruguai, Argentina e Brasil. Isso significa que a figura do gaúcho teria que ser declarada, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), patrimônio cultural nacional. Apenas assim, a proposta pode ser encaminhada para a Unesco. 

Publicidade

Atualmente, o (Iphan) reconhece como patrimônio cultural o Samba de Roda no Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife, Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.