Regional

Gaúchos deverão gastar em média R$ 1,3 mil na Black Friday, aponta pesquisa

A Black Friday deve movimentar intensamente o varejo gaúcho, de acordo com uma pesquisa da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, realizada para conhecer a intenção de compra dos consumidores do Estado. O levantamento feito entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, com 388 consumidores de 55 cidades, mostrou que o Rio Grande do Sul se diferencia positivamente em tíquete médio, com preferência por categorias de alto valor, além de apresentar forte tendência de omnicanalidade (integração de todos os seus canais de comunicação e vendas).

Segundo o estudo, o tíquete médio deve ficar em R$ 1.286,84 – valor 59% superior à média nacional, de R$ 808, estimada por um estudo da CNDL/Gauge. Essa diferença se ampara, por exemplo, na intenção de compra de produtos de maior valor agregado e também no próprio perfil do Estado, onde o consumo está mais aquecido, como comprova um outro dado da pesquisa: 41,5% dos entrevistados pretendem gastar mais do que na edição passada da Black Friday.

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“A pesquisa confirma aquilo que o setor já vem percebendo no dia a dia. O consumidor gaúcho está mais preparado, mais informado e mais disposto a investir na Black Friday deste ano, uma data em que as compras, geralmente, são mais voltadas para o próprio consumidor, o que faz com que ele invista um pouco mais”, opina o presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner. “Observamos um público exigente, que compara preços antecipadamente e transita com naturalidade entre canais físicos e digitais.”

Enquanto eletrônicos perdem força e moda/beleza crescem como os itens mais procurados no País, as categorias de alto valor seguem dominantes na preferência do gaúcho. Ainda que 41,2% não definiram o que vão comprar, demonstrando grande espaço para influência de campanhas de varejo nos próximos dias, itens como smartphones (12,4%), eletrodomésticos (11,6%) e eletroportáteis (8,5%) recebem grande intenção de compra dos gaúchos, mesmo que artigos de vestuário/calçados (15%) liderem.

Também se destaca no levantamento a exigência do consumidor em relação às ofertas. Dos entrevistados, 68% esperam descontos acima de 30% e costumam acompanhar os preços com antecedência. Quase 60% deles pesquisam os preços entre 15 e 30 dias antes, ao passo que 14,7% deixam para o dia ou véspera. Nesse sentido, o Rio Grande do Sul apresenta uma janela menor em relação a do país, onde metade dos consumidores começa a pesquisar com mais de 60 dias de antecedência. “Isso representa uma oportunidade estratégica para o varejo intensificar ações nas semanas que antecedem a data”, observa Pioner.

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Necessidade de integração

A Black Friday 2025 no Rio Grande do Sul deve ser marcada por uma pesquisa muito equilibrada entre os canais de compra. As lojas físicas têm uma pequena margem à frente, com 40,2%. Já os sites das lojas têm 39,7%, com os comparadores de preço registrando 39,4% e o Instagram, 23,5%. O levantamento confirma, ainda, que esse equilíbrio se mantém para efetivar a compra, com peso semelhante entre comércio local (54,6%) e e-commerce (53,9%). “Isso mostra como físico e digital têm a mesma relevância, reforçando a necessidade de integração”, diz Pioner. Para o pagamento, a forma preferida é o cartão de crédito, com 43,3% das citações. O Pix aparece com 27,3%, o que sinaliza para a importância de o varejo apresentar ofertas exclusivas para pagamento instantâneo.

Em um recorte dentro dos diferentes públicos compreendidos pela pesquisa, cinco perfis comportamentais foram detalhados. Nesse sentido, há os jovens, digitais e influenciados por redes sociais; os adultos (30 a 54 anos), com maior poder de compra e foco em valor; e os com mais de 55 anos, que demonstram preferência por lojas físicas e pagamento à vista. Ainda, por gênero, a pesquisa mostrou que as mulheres pesquisam em mais canais e gastam mais, enquanto os homens buscam tecnologia e compram mais itens.

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Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

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