Categories: Regional

Gazeta terá série sobre contrabando

A expansão do contrabando de cigarros paraguaios para o Brasil e os seus impactos sobre a economia, segurança e saúde pública serão tema de uma série especial de reportagens que a Gazeta do Sul publica a partir de amanhã. Dividida em cinco partes, Caminhos do Contrabando vai discutir aspectos como a profissionalização dos grupos criminosos que atuam no mercado ilegal de tabaco e a sofisticação de seu modus operandi, a consolidação de novas rotas de escoamento das cargas ilícitas para o Rio Grande do Sul pelas rodovias, as dificuldades enfrentadas pelos órgãos de repressão e as alternativas para se combater o problema.

Durante uma semana, no início deste mês, o jornalista e editor Pedro Garcia e o fotógrafo Inor Assmann percorreram alguns dos principais centros de distribuição de cigarros contrabandeados, incluindo as fronteiras com o Uruguai (em Sant’Ana do Livramento), Argentina (em Uruguaiana e Porto Mauá) e o próprio Paraguai (em Foz do Iguaçu). Ao todo, foram mais de dois mil quilômetros.
 
Apenas em Foz, que é a principal porta para a entrada de produtos piratas no País, foram cinco dias de apuração. Além de entrevistas com autoridades, a equipe acompanhou operações de combate ao mercado negro, visitou o depósito da Receita Federal e fez uma incursão em território paraguaio, mais precisamente na região onde se concentram as fábricas cigarreiras. O objetivo era desvendar a logística das quadrilhas, conhecer as suas estratégias e observar como a atividade criminosa repercute na sociedade.

As matérias, que serão publicadas simultaneamente em diversas cidades do interior gaúcho através dos veículos ligados à Associação dos Diários do Interior (ADI-RS), trazem ainda dados sobre o contrabando e uma entrevista exclusiva com o presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando, deputado federal Efraim Filho (DEM/PB).

Publicidade

A SÉRIE

PARTE 1 – Um crime cada vez mais organizado (amanhã)
PARTE 2 – Argentina, o novo corredor para o RS (segunda)
PARTE 3 – A logística que desafia o Estado (terça)
PARTE 4 – A sangria nos cofres públicos (quarta)
PARTE 5 – Qual a saída? (quinta)


Fotógrafo Inor Assmann

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.