ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Gestão é trocada por curadoria

Segundo Salim Ismail, da Singularity University, o arquétipo da próxima década é feminino, por uma série de razões. Arquétipo não é gênero, lembra Salim. O arquétipo masculino comandou muito bem o mundo capitalista. É competitivo, gosta de tomar riscos, comandar e controlar. O arquétipo feminino é participativo, nutritivo, cooperativo e vinculado à rede, como os novos modelos de negócio exigem. Sistemas feudais mudam para sistemas democráticos, com poder distribuído de maneira mais uniforme. Empresas, comunidades e religiões foram construídas em cima do modelo hierárquico, altamente rejeitado pelos jovens do mundo atual.  

O mundo atual é flat, horizontal, igual. A segunda causa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos é a rejeição ao mundo capitalista, que se tornou insuportável em tempos de propósito. A mudança desse arquétipo está nos levando a um alto nível de stress.  Não se trata de empoderar as mulheres apenas, ou de colocar mulheres em cargos de liderança, e sim de incorporar igualitariamente o feminino e o masculino que temos dentro de nossa dualidade humana. 

ads6 Advertising

Publicidade

Homens sob stress lutam ou voam. Mulheres fazem amizade ou cuidam, diz Salim. Homens são bons em gerenciar escassez, destruir e reinventar. Mulheres lidam melhor com o sistema, com a abundância, módulo em que entramos agora na era digital. Abundância não é acumular riquezas e o oposto da teoria da escassez, que diz que não tem para todo mundo. O paradigma da abundância diz que tem para todos, então podemos compartilhar, cobrar barato, dar acesso. Mulheres compartilham, homens retêm. É natureza. 
Não há nada de errado com isso. 

Os organismos de negócio precisam incorporar o arquétipo feminino, ou seja, o jeito feminino de cuidar de um sistema, que agora passa de gestão para curadoria. Líderes serão grandes gerentes de comunidade, que garantam que o organismo corporativo ande com fluidez em direção a seu propósito. Daqui para a frente precisamos de propósito, de tecnologia, pessoas e só então, como recompensa, atingiremos as metas do negócio.  

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta