Colunistas

Memória: gincana mobiliza a cidade

Uma das atividades mais tradicionais nas décadas de 70 e 80 foram as gincanas (ginkanas) de tarefas, que mobilizavam as cidades. Nos dias 2 e 3 de outubro de 1982, ocorreu a 3ª Motogincana de Santa Cruz do Sul, promovida pela loja Arcal e Gazeta, com apoio da Prefeitura. 

O evento marcou o encerramento da Semana do Município e foi considerado o maior já realizado na região. Participaram 14 equipes (escuderias), que inscreveram 200 motociclistas para a solução das tarefas. As atividades começaram na manhã de sábado, na Marechal Floriano, em frente da extinta loja Arcal (hoje Taqi). No segundo piso, ficava a Rádio Gazeta, que divulgava os desafios e dava os avisos aos gincaneiros, pois o celular ainda não existia.

LEIA MAIS: Memória: propagandas marcantes

Publicidade

Na rua principal, ocorreram tarefas como lances livres de bola ao cesto (vencida por nosso leitor Flávio Haas) e a corrida de motos com obstáculos, ganha por Nestor Reis seguido por Paulo Tietze.
Houve também desfiles, trovas, shows e brincadeiras que provocaram boas risadas do público. Entre as tarefas culturais, históricas e outras, as equipes deveriam, por exemplo, conseguir fotos e documentos antigos para o Museu do Mauá. A pesca do maior muçum foi outra que deu trabalho às escuderias.

No domingo, o ginásio Robertão, da Ginástica, lotou para o torneio de futebol de salão feminino, com 12 times usando saias até os tornozelos. A vencedora foi a Xalinguinho, que trouxe uma equipe de Vera Cruz, treinada por Silvério Scholz. O segundo lugar coube à Associação dos Funcionários Municipais.
Somados os pontos, o resultado geral ficou assim: 1º lugar equipe Century, da AR Reynolds, coordenada por Ivan Miguel da Silva e Paulo Hernandes. Em 2º, Massey, chefiada por Flávio Mueller; em 3º, Schreiner/Centenário, dirigida por Walter Pflug e, em 4º lugar, a Xalinguinho.

LEIA TAMBÉM: Memória: água, finalmente!

Publicidade

O valor das inscrições e os alimentos arrecadados foram doados à Asan, LBA, OASE e Comunidade Católica. A coordenação da promoção foi de Ademir Müller e Norberto Frantz.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul.

Equipe Ventury, da Associação Recreativa Reynolds, foi a campeã da gincana Arcal-Gazeta realizada em 1982

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.