O Brasil enfrentou o Peru neste domingo, 12, pela última rodada do Grupo B da Copa América Centenário, no Gillette Stadium, em Foxborough. Ruidiaz marcou aos 29 minutos do segundo tempo, o gol irregular que classificou o Peru como 1º do Grupo B e eliminou o Brasil com a derrota por 1 a 0. Desde 1987, a Seleção Brasileira não se despedia da Copa América na primeira fase. O Peru voltou a vencer o Brasil após 31 anos. O fiasco deve resultar na demissão do técnico Dunga. Nas quartas de final, o Peru enfrenta a Colômbia na sexta-feira, 17, às 21 horas, no MetLife Stadium, em East Rutherford.
O técnico Dunga não teria o volante Casemiro. Com isso, optou por uma formação mais ofensiva ao colocar Lucas Lima entre os titulares, em um 4-5-1. Outra mudança aconteceu no ataque. Gabriel ocupou o posto que era de Jonas. Já Ricardo Gareca promoveu três trocas. Foram escalados Corzo, Balbín e Andy Polo, enquanto Revoredo, Tapia e Hohberg deixaram a equipe, que passou a ter o 3-5-2 como esquema. Para se classificar, bastava um empate ao Brasil. Apenas a vitória interessava ao Peru.
O Brasil impôs a condição de favorito desde os primeiros instantes. Apesar do volume de jogo, faltavam conclusões. A primeira aconteceu aos 12 minutos. Após roubada de bola, Filipe Luís arriscou da meia esquerda. Gallese mandou para escanteio. Phillippe Coutinho cobrou, a bola foi desviada e Renato Augusto concluiu de voleio. A bola passou acima do travessão. Aos 23, os jogadores brasileiros reclamaram de dois pênaltis não marcados na mesma jogada. No primeiro momento, Filipe Luís foi segurado. Na sequência, Lucas Lima caiu na área ao ser desarmado. O goleiro Gallese salvou com a ponta dos dedos aos 27. Gabriel recebeu e girou na grande área para finalizar no canto direito. O Brasil voltou a ameaçar aos 35. Filipe Luís cruzou rasteiro e Willian finalizou no centro da área. A bola ganhou altura e passou acima da meta de Gallese. Aos 40, após troca de passes, a bola chegou para Gabriel na ponta esquerda da grande área. Ele bateu para o gol e Gallese espalmou para escanteio. Aos 43, o árbitro não marcou um pênalti a favor do Peru. Flores foi calçado por Renato Augusto.
Publicidade
Para o segundo tempo, o técnico Ricardo Gareca desmanchou o 3-5-2 com a entrada de Yotún na lateral esquerda, na vaga do zagueiro Balbín. Aos dois minutos, Lucas Lima cometeu falta na entrada da área sobre Yotún. Na cobrança, Cueva colocou no canto esquerdo e Alisson saltou para espalmar. O Brasil mostrou intensidade ofensiva somente aos 17 minutos. Daniel Alves cruzou na área, Renato Augusto ajeitou de peito e Phillippe Coutinho soltou a bomba. A bola explodiu em Alberto Rodríguez. Aos 19, Ruidíaz substituiu Édison Flores no ataque peruano. Já aos 24, Renato Augusto conduziu pelo meio e rolou para Phillippe Coutinho. A finalização saiu sem força, fácil para a defesa de Gallese. Aos 26, Hulk entrou na vaga de Gabriel, na tentativa de renovar o fôlego do ataque. Aos 29 minutos, uma polêmica paralisou a partida por alguns instantes. Andy Polo cruzou da direita e Ruidiaz completou para o gol na pequena área com o braço direito. Após o árbitro se reunir com o assistente Nicolas Taran, decidiu confirmar o gol peruano. O Brasil passou a pressionar para evitar a eliminação. Aos 38, Gil cabeceou por cima e no minuto seguinte, Phillippe Coutinho saltou e não alcançou. Aos 45, Tapia entrou na vaga de Cueva. Apesar dos seis minutos de acréscimos, o Brasil não conseguiu o empate. Aos 47, na última chance, Elias completou com a coxa direita na pequena área, mas Gallese defendeu firme. No apito final, a eliminação do Brasil foi decretada.
FICHA TÉCNICA – COPA AMÉRICA CENTENÁRIO
GRUPO B – 3ª RODADA
BRASIL 0 x 1 PERU
Publicidade
Local: Gillette Stadium, em Foxborough
Data: 12 de junho de 2016, domingo
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Richard Trinidad (URU)
Gol: Ruidiaz (Peru) – 29min/2º
Cartões amarelos: Lucas Lima e Renato Augusto (Brasil)
BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Elias, Renato Augusto, Lucas Lima, Willian e Philippe Coutinho; Gabriel (Hulk)
Técnico: Dunga
PERU: Gallese; Corzo, Balbín (Yotún), Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Trauco; Vílchez, Andy Polo e Cueva (Tapia); Édison Flores (Ruidiaz) e Paolo Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca
Publicidade
This website uses cookies.