Polícia

Golpes com clonagem de telefones tem ocorrido com frequência na região; veja como se proteger

A tentativa de golpe com clonagem de contatos telefônicos e perfis de WhatsApp tem sido recorrente na região. O alerta foi reforçado após o prefeito de Vale do Sol, José Valtair dos Santos, ter sido vítima desse crime na manhã dessa quinta-feira, 30. Nos últimos meses, houve casos semelhantes em municípios da região Centro-Serra e em Candelária e Mato Leitão.

Uma vítima de Candelária, que preferiu não se identificar, teve o número de celular clonado no último dia 3. Um golpista passando-se por ela e usando seu número procurou pessoas de toda a lista de contatos, pedindo um Pix de R$ 980,00.

LEIA MAIS: Golpistas clonam WhatsApp do prefeito de Vale do Sol e aplicam tentativa de estelionato

Publicidade

Na tarde dessa quinta, a vítima relatou que, no dia do ocorrido, recebeu o contato de um amigo – que também teve o telefone clonado – lhe solicitando uma ajuda. Ele também pediu o código do WhatsApp. “Passei e começou todo o problema”, contou.

Após o estelionatário clonar o número, a tela do aparelho escureceu e ela passou a não receber mais mensagens de seus contatos no WhatsApp. “Ele criou um grupo com todos os meus contatos e largou as mensagens pedindo dinheiro. A sorte é que colocou um valor alto e o nome diferente, e todos que me conhecem desconfiaram”, frisou. “Tentavam me ligar, mas o meu telefone não funcionava.”

LEIA TAMBÉM: Após botão de pânico ser acionado, homem é preso por ameaça em unidade de saúde em Santa Cruz

Publicidade

O homem realizou um registro online na Polícia Civil e procurou uma empresa especializada em informática, onde conseguiu recuperar o seu contato. “Meu celular teve que ser resetado. Perdi as conversas e fotos, foi tudo apagado, mas felizmente não acessaram os meus aplicativos de banco. Foi um grande susto, valeu o aprendizado”, ressaltou.

Como se proteger

Para não ter número clonado no WhatsApp, uma orientação aos usuários é ativar a verificação em duas etapas. Veja o passo a passo:

  • Abra o aplicativo
  • Toque nos três pontinhos no canto superior direito
  • Vá em conta
  • Toque em confirmação em duas etapas
  • Toque em ativar
  • Crie uma senha de pin, de seis dígitos, que só você saiba
  • Confirme o pin digitando novamente
  • Adicione um e-mail de recuperação caso esqueça o pin

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Tiago Garcia

Share
Published by
Tiago Garcia

This website uses cookies.