ATUALIZADO ÀS 12h39
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) se reuniram em audiência com o governador José Ivo Sartori (PMDB) na manhã desta quarta-feira, 28, no Palácio Piratini. O objetivo do encontro, que foi intermediado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), foi tratar sobre os eventos climáticos que atingiram a região nas últimas semanas, bem como ouvir sugestões para a resolução do problema. O encontro começou por volta das 10h30 e terminou no fim da manhã.
Brum conversou com a Gazeta do Sul e fez uma avaliação positiva da reunião. Segundo ele, o governador tem se mostrado solicito desde a ajuda humanitária que foi necessária no período inicial até o auxílio com problemas pontuais ao longo do processo de reestruturação dos municípios atingidos pelos temporais. Hoje ficou acertado que as dívidas de agricultores devem ser prorrogadas, de forma que os produtores possam pensar na próxima safra e não deixar acumular valores pendentes.
Publicidade
Outro ponto importante que ficou definido foi que Sartori vai tentar intervir junto ao Ministério da Integração Nacional para facilitar a homologação da situação de emergência em municípios como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. As duas cidades não passam nos critérios da pasta devido ao volume de empresas e recursos existentes, explicou o presidente da Assembleia.
Logo após a audiência foi lançada no Palácio Piratini uma linha especial de crédito através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE Municípios. Desta forma as cidades atingidas vão poder, de acordo com o seu poder de endividamento, angariar recursos para a reconstrução após as intempéries.
O presidente da Amvarp e prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, também avaliou o encontro de forma positiva. “O governador é solicito, atencioso e trabalha dentro de critérios reais”, afirmou. Segundo ele, a linha de crédito vai ser indispensável para arrumar questões de infraestrutura nos municípios, como estradas e pontes no interior, ruas na cidade e ainda casas e galpões danificados.
Publicidade
This website uses cookies.