Geral

Governo do Estado alerta para risco de golpes no pagamento do IPVA 2026

O governo do Estado alerta que os canais de atendimento da Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, têm recebido relatos de sites falsos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Em conjunto, órgãos do governo trabalham para retirar as páginas do ar e orientam para que os contribuintes redobrem o cuidado para evitar golpes na hora do pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento.

Os golpistas, em geral, têm se utilizado de links falsos, guias e códigos Pix fake, que direcionam o pagamento para pessoas físicas ou outras pessoas jurídicas. Esses links podem aparecer no resultado de pesquisas realizada em buscadores da internet ou serem enviados via aplicativo de mensagens.

LEIA MAIS: Em Santa Cruz, 35% da frota já está com IPVA pago

Publicidade

Para consultar o valor e gerar o QR Code com segurança, a recomendação é baixar o aplicativo IPVA RS, acessar o site oficial  ou o portal do Detran. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Os sites verdadeiros do governo, que geram do QR Code para pagamentos Pix, estão no domínio rs.gov.br. Eventuais vítimas de golpes virtuais devem registrar ocorrência no site da Delegacia Online, para que as medidas legais possíveis possam ser adotadas pela Polícia Civil.

Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas, que são as seguintes:

  • Nome: IPVA Sefaz/RS
  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
  • Instituição: Banco do Estado do RS S.A.
  • Endereço: Av. Mauá, 1155, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP 90030-080
  • Mais informações, no site da Receita Estadual

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.