Até o final de junho Santa Cruz do Sul vai conta com uma agroindústria de aipim. O empreendimento será implantado na Granja do Município, com investimentos do governo federal e contrapartida do poder público municipal, em um total de R$ 180 mil. Atualmente a Prefeitura está encaminhando a licitação para a compra dos equipamentos. Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, a agroindústria será administrada por uma associação ou cooperativa de produtores rurais, ainda a ser definida. Na estrutura disponibilizada, será realizado todo o processo, desde a aquisição do produto nas propriedades dos associados até o fornecimento para o mercado consumidor.
O produto deverá atender as normas sanitárias, podendo ser comercializado nas redes de supermercados, feiras rurais e para fornecimento dos programas de aquisição de alimentos do governo federal, como o da merenda escolar. O aipim será fornecido em embalagens de um quilo, descascado e congelado, de forma a garantir abastecimento ao longo de todo o ano. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Licério Agnes, a criação de uma agroindústria deve ampliar as oportunidades para as famílias de pequenos agricultores. “Este investimento vai possibilitar que nossos produtores tenham uma alternativa de renda, pois na grande maioria das propriedades já se produz aipim, porém existem grandes dificuldades para colocá-lo no mercado”, explicou.
Os recursos destinados à implantação da agroindústria serão aplicados na aquisição de equipamentos como máquina de descascar aipim, mesas de inox, câmara frigorífica para congelamento, balança digital, seladora a vácuo, serra fita, tanque e dois veículos, um para assistência técnica e outro para recolhimento do produto.
Publicidade
This website uses cookies.