O Grêmio enfrentou o Atlético-MG nesta quinta-feira, 13, pela 18ª rodada do Brasileirão no Mineirão e venceu por 2 a 0, com gols de Douglas, aos 40 minutos do primeiro tempo e Luan, aos nove minutos da etapa final. Na classificação, o Grêmio ocupa a 3ª posição, com 33 pontos. O Atlético-MG é o vice-líder, com 36 pontos. Na próxima rodada, a última do primeiro turno, o Grêmio enfrenta o Joinville na Arena e o Atlético-MG encara a Chapecoense na Arena Condá. As partidas acontecem no domingo, 16, às 18h30.
O Grêmio chegava para o duelo com moral elevado. Após três jogos sem vencer, a equipe comandada por Roger Machado quebrou o jejum em grande estilo no último domingo, ao superar o Internacional por 5 a 0. Desta vez, o compromisso seria fundamental para reduzir a vantagem em relação ao adversário em três pontos. Além disso, ganhar a 3ª posição do São Paulo. A única troca era o retorno de Walace, na vaga de Edinho. Mesmo regularizado, o zagueiro Bressan havia permanecido em Porto Alegre.
Em casa, mas fora do Horto, o Atlético-MG desejava recuperar a liderança, que passou ao Corinthians na quarta-feira. Sem Giovanni Augusto, Carlos e Lucas Cândido, o técnico Levir Culpi teria o retorno do artilheiro Lucas Pratto. Com Guilherme deslocado ao meio-campo, Cárdenas deixaria a equipe para o ingresso de Dátolo.
Publicidade
Como já era esperado, o duelo iniciou com intensidade. As duas equipes demonstravam vontade e buscavam o aataque a todo instante. A primeira boa oportunidade aconteceu aos dois minutos. Dátolo cobrou escanteio da direita e Jemerson cabeceou. Marcelo Grohe defendeu e Rafael Galhardo afastou o perigo. Aos poucos, o time da casa passava a ditar o ritmo e dominar a posse de bola. O Grêmio sofria dificuldades na transição da bola entre o meio-campo e o ataque. Aos 13, Marcos Rocha cobrou lateral na área e após disputa, Leonardo Silva concluiu em um giro com a canhota. A bola bateu no braço esquerdo de Erazo, mas a penalidade não foi assinalada.
Aos 26, o Grêmio teve uma oportunidade em bola parada. Leonardo Silva cometeu falta sobre Luan, que cobrou por cima da meta de Victor. O Atlético-MG insistia nas jogadas aéreas e o Grêmio suportava a pressão, com segurança defensiva. Aos 33 minutos, Rafael Galhardo caiu na grande área após suposto toque de Thiago Ribeiro. A arbitragem mandou seguir. Aos 36, Thiago Ribeiro arriscou o chute rasteiro de fora da área e a bola saiu à direita de Marcelo Grohe. Aos 39, Douglas Santos cruzou da esquerda e Erazo se antecipou a Lucas Pratto para afastar. Aos 40, o Grêmio promoveu um bela troca de passes e Douglas recebeu no meio para lançar Giuliano na esquerda. Após a condução e o envolvimento da defesa, Douglas disparou na esquerda para receber o passe, invadir a área e colocar no canto esquerdo de Victor. Aos 42, Leandro Donizete bateu de longe e Marcelo Grohe defendeu. Já aos 43, Walace tentou o arremate da intermediária e mandou por cima. Aos 45, Luan recebeu cartão amarelo e estará suspenso contra o Joinville.
Publicidade
Grêmio resistiu à pressão e garantiu vitória fora de casa diante do Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG
O Grêmio voltou do vestiário com imposição ofensiva. Aos três, Luan e Pedro Rocha tabelaram, Douglas Santos afastou e Douglas bateu por cima. Aos quatro, Douglas lançou nas costas da defesa, Pedro Rocha driblou Victor, mas Jemerson apareceu para salvar. Aos cinco, o Galo respondeu. Marcos Rocha cruzou e Thiago Ribeiro dominou para finalizar, mas Rafael Galhardo tirou. Douglas Santos bateu forte no rebote e a bola saiu à direita. O Grêmio chegou ao segundo gol no contra-ataque, aos nove minutos. Giuliano foi lançado na esquerda por Douglas e acelerou até a grande área. Ele esperou a saída de Victor e rolou para Luan completar entre as pernas de Jemerson. Aos 13, Douglas Santos cruzou, Guilherme dominou e bateu por cima do gol. Aos 14, Levir Culpi optou pela troca de Leandro Donizete por Luan. Aos 21, para apostar na velocidade e surpreender a defesa do time mineiro, Fernandinho entrou na vaga de Pedro Rocha. Aos 23, Dátolo arriscou de canhota, a bola desviou em Erazo e explodiu na trave direita de Marcelo Grohe. Na sequência, o Atlético-MG alterou o meio-campo com Dodô na vaga de Guilherme.
Já aos 24, Dodô alçou da esquerda, Luan escorou de cabeça e Dátolo finalizou por cima, da pequena área. Aos 27, Dátolo fintou Walace e estendeu o passe até a pequena área. Luan chegou para concluir e Marcelo Grohe abafou com uma defesa segura. Aos 29, Rafael Carioca cruzou e Luan cabeceou. Marcelo Oliveira tocou de cabeça e Marcelo Grohe defendeu para evitar o gol contra. A pressão era contínua, mas o Grêmio se defendia com exatidão. Aos 30, Douglas deu lugar a Edinho, que teria a missão de ajudar a conter uma volúpia demonstrada pelo time da casa. Aos 33, Giuliano pegou de primeira após passe de Walace. Victor defendeu. Na resposta, Luan foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Pratto bateu por cima. Aos 36, Dodô cruzou da esquerda e Leonardo Silva cabeceou na pequena área, mas a bola saiu à esquerda. Aos 38, após troca de passes, Dodô recebeu na intermediária e arrematou à direita. Já aos 42, Luan cruzou da direita e Pratto cabeceou à esquerda. Luan deixou a partida aos 43 para o ingresso de Bobô. Aos 44, Marcelo Grohe defendeu uma bomba de Dodô. O time gaúcho segurou a pressão e no apito final, festejou a importante vitória em Belo Horizonte.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2015 – 18ª RODADA
ATLÉTICO-MG 0 x 2 GRÊMIO
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 13 de agosto de 2015, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Freitas Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Bruno Raphael Pires (Asp. Fifa-GO)
Cartões amarelos: Leonardo Silva (Atlético-MG); Douglas e Luan (Grêmio)
Gols: Douglas (Grêmio) – 40min/1º e Luan (Grêmio) – 9min/2º
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Luan), Guilherme (Dodô) e Dátolo; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi
Publicidade
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas (Edinho); Luan (Bobô) e Pedro Rocha (Fernandinho)
Técnico: Roger Machado
This website uses cookies.