Categories: Esportes

Grêmio é derrotado pelo Flamengo no Maracanã lotado e pode deixar o G-4

O Grêmio enfrentou o Flamengo na noite deste sábado, 18, no Maracanã, em confronto válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Com uma atuação insegura na defesa e pouco objetiva no ataque, o Tricolor acabou derrotado pelo Rubro-Negro por 1 a 0, gol anotado pelo peruano Paolo Guerrero. Com o revés, a equipe pode deixar a zona de classificação para a Libertadores caso haja vencedor na partida entre Sport e São Paulo neste domingo, 19, na Arena Pernambuco. O Grêmio ocupa a quarta posição, com 26 pontos, e os rivais vem logo atrás, com 24. Já o Flamengo, que não vencia a equipe gaúcha desde 2011, se afastou da zona de rebaixamento, pulando para a 13ª posição, com 16 pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio encara o Sport. O jogo será disputado no sábado, 25, às 18h30, na Arena. Antes, na terça-feira, 21, o Tricolor tem sua primeira grande decisão nesse segundo semestre. A equipe vai a Santa Catarina enfrentar o Criciúma na terça-feira, 21, às 21 horas, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, derrota gremista por 1 a 0. Para avançar, o Grêmio precisa vencer por dois gols de diferença ou vencer por uma diferença de um gol, desde que marque mais de um gol (1 a 2, 2 a 3 ou 3 a 4). Empate classifica o Tigre. Já o Flamengo só volta a campo no domingo, 26, para enfrentar o Goiás, às 16 horas, no Serra Dourada.

Para o confronto deste sábado, o técnico Roger Machado teve apenas uma ausência importante. O lateral esquerdo Marcelo Oliveira, que vem sendo um dos destaques do Grêmio na temporada, sofreu lesão muscular na vitória sobre o Vasco no último sábado e só deve retornar em três semanas. Marcelo Hermes, que teve boa atuação contra o Cruzmaltino. A novidade foi o retorno do zagueiro Rhodolfo, que estava afastado dos gramados há duas semanas. O jogador, porém, pode ter feito sua última partida com a camisa gremista. Ele está sendo negociado com o Besiktas, da Turquia. A transferência deve ser concretizada no início da semana e o Tricolor ficará com metade dos 3,3 milhões de euros que a equipe turca pagará pelo xerifão. A outra parte pertence ao Atlético-PR, clube formador do jogador.

Publicidade

Depois de estrear com gol diante do Inter, o atacante peruano Paolo Guerrero finalmente fez sua estreia com a camisa do Flamengo no Maracanã, já que na última semana ele não pode atuar contra seu ex-time, o Corinthians. O veterano Emerson Sheik também foi desfalque na partida em que o Rubro-Negro foi goleado pelo Timão por 3 a 0. O técnico Cristóvão Borges teve problemas para escalar a equipe por conta de um desfalque de última hora. O paraguaio Cáceres, com dores no joelho direito, foi vetado pelo departamento médico. Com isso, o comandante escalou Márcio Araujo em seu lugar.

Pressão inicial do Fla. Galhardo quase marca contra o ex-time

A primeira chegada perigosa foi do Flamengo. Empurrado por mais de 50 mil torcedores, o Rubro-Negro foi para cima em jogada de Emerson Sheik, logo aos seis minutos. Ele lançou Marcelo Cirino, que escorou para Canteros. O gringo pegou de primeira, de fora da área, e Marcelo Grohe defendeu. Nos minutos seguintes, a equipe carioca seguiu no ataque, enquanto o Grêmio tinha dificuldades para passar do meio campo. Pelo lado esquerdo, Everton deu trabalho para os defensores gremistas. Em uma jogada, ele ficaria de frente para o gol, mas estava em posição irregular. Aos 15, o zagueiro Rhodolfo, que está de saída do Tricolor, deu um susto na torcida. Ao tentar sair jogando, o capitão deixou a bola nos pés de Guerrero. O peruano chutou cruzado, da entrada da área, mas Grohe defendeu sem dificuldades.

Publicidade

Acuado nos minutos iniciais, o Grêmio tentava se soltar em campo. E a equipe encontrou o caminho pelo lado esquerdo da defesa flamenguista. Revelado nas categorias de base do Rubro-Negro, Rafael Galhardo foi o responsável pelas principais jogadas de ataque do Tricolor. Aos 17 minutos, ele fez boa jogada, avançou a linha de fundo e cruzou rasteiro para Douglas. Dentro da área, o camisa 10 demorou demais para finalizar e acabou desarmado. Cinco minutos depois, o lance mais perigoso da etapa inicial. Após troca de passes com Luan, Galhardo recebeu da entrada da área e soltou a bomba. A bola explodiu no travessão e por muito pouco não entrou. Aos 24, a zaga do Flamengo deu corte providencial em lance onde Douglas teria boas condições de abrir o placar.

Paolo Guerrero não perdoa

Depois de um período de domínio gremista, o Flamengo voltou para o jogo. Aos 28 minutos, Emerson Sheik deu ótimo passe para Everton, que entrou livre dentro da área. Na hora da finalização, ele foi travado por Rhodolfo. Principal contratação na janela de transferências de inverno, Paolo Guerrero deu trabalho para a defesa gremista. Caçado em campo pelos marcadores adversários, ele era a esperança dos flamenguistas para mudar o cenário do jogo. E conseguiu. Pedro Rocha cometeu falta boba em Ayrton na direita. O lateral cruzou, Marcelo Cirino desviou de cabeça e Grohe fez um milagre. A zaga não afastou e a bola foi parar nos pés de Guerrero. E dentro da área, artilheiro não perdoa. Terceiro gol do peruano com a camisa do Flamengo em três jogos disputados. Aos 40 minutos, o tento levou a torcida rubro-negra ao delírio. O Grêmio sentiu o gol e não conseguiu chegar com perigo até o final do primeiro tempo.

Publicidade


Jogadores do Flamengo comemoram o gol que deu a vitória sobre o Grêmio
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O técnico Roger Machado não mudou o Grêmio na volta do intervalo. Pelo lado direito, Luan incomodou a zaga flamenguista nos minutos iniciais. Aos quatro minutos, ele tabelou com Douglas, que deu belo passe para Pedro Rocha. O jovem atacante driblou César, mas ficou sem ângulo e mandou para fora, desperdiçando ótima chance para igualar o marcador. O Fla, que voltou com Arthur Maia no lugar de Cirino, seguia levando perigo nos contra-ataques. Aos nove minutos, Guerrero roubou a bola no meio campo, avançou e deixou Everton na cara de Marcelo Grohe. O meia chutou e o arqueiro gremista evitou o segundo gol dos donos da casa. O lance animou a equipe carioca, que seguiu frequentando o campo de ataque. Num desses lances, o zagueiro Pedro Geromel deixou o braço em Guerrero, levou o terceiro cartão amarelo e vai desfalcar o time na partida contra o Sport.

Erros da defesa assustam

Publicidade

Mal na partida, Douglas foi substituido por Fernandinho, que ainda busca se reafirmar na equipe. Aos 21 minutos, o Grêmio quase chegou ao empate em um lance despretensioso. Galhardo cruzou fechado, a zaga do Flamengo não fastou e Cesar fez boa defesa, mandando para escanteio. Na sequência do lance, Galhardo bateu o escanteio direto para o gol e Cesar evitou o empate. Foi também em um lance despretensioso e bizarro que a equipe carioca quase ampliou o marcador. Aos 26, após balão da defesa para o campo de ataque, Grohe e Rhodolfo se atrapalharam e a bola sobrou para Sheik, que driblou o goleiro chutou. Em cima da linha, o capitão gremista afastou. Nervoso em campo, o Grêmio cometia muitas faltas e não conseguia chegar com perigo no ataque. Maicon e Marcelo Grohe tomaram cartão amarelo por reclamação, e o goleiro também será desfalque contra o Sport.

O Flamengo voltou a aproveitar as falhas da defesa gremista e por pouco não matou o jogo aos 35 minutos. Ayrton cobrou escanteio, Guerrero desviou e Wallace cabeceou na trave. Na sequência do lance, em jogada rápida, Everton recebeu dentro da área e chutou forte, obrigando Grohe a fazer uma grande defesa. Depois do susto, o Grêmio se lançou para o ataque e teve boa oportunidade para empatar. Em velocidade, Fernandinho foi passando pela marcação adversária, mas tentou a tabela ao invés de concluir e a bola acabou saindo em tiro de meta, para desespero do técnico Roger. Aos 44, Fernandinho novamente teve a chance do empate, mas desperdiçou. A bola foi para fora e o Grêmio também pode sair para fora. Do G-4.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO 2015 – 14ª RODADA
FLAMENGO 1 x 0 GRÊMIO

Publicidade

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 18 de julho de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro
Cartões amarelos: Emerson Sheik (Flamengo); Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Maicon, Marcelo Hermes e Pedro Rocha (Grêmio)
Público: 44.318 pagantes
Gol: Paolo Guerrero (Flamengo) – 40min/1ºT

FLAMENGO: César; Ayrton, Wallace, Marcelo e Jorge; Márcio Araújo, Canteros e Everton (Gabriel); Emerson Sheik, Guerrero e Marcelo Cirino (Arthur Maia)
Técnico: Cristóvão Borges

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Walace (Braian Rodríguez), Maicon, Douglas (Fernandinho) e Giuliano; Luan e Pedro Rocha (Vitinho)
Técnico: Roger Machado

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.