O Grêmio está nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, 13, a equipe gaúcha demonstrou que se adaptou bem aos 2,8 mil metros de altitude de Quito em relação ao nível do mar, suportou a pressão da LDU e foi efetiva quando subiu ao ataque, vencendo por 3 a 2 no Estádio Casa Blanca.
O Tricolor foi a oito pontos, em segundo lugar no Grupo 6, e na última rodada, na próxima terça-feira, 19, não poderá ser alcançado pelo time do Equador ou o San Lorenzo, que somam apenas três pontos cada – ambos se enfrentarão em Buenos Aires. O líder Toluca (13) visitará Porto Alegre para fechar a fase de grupos contra o Grêmio.
Pressão suportada, ataque efetivo
A LDU balançou a rede logo aos 2 minutos. Quinteros escorou de cabeça após cobrança de falta, mas estava impedido e o lance foi anulado. A equipe equatoriana chegava com frequência na área gremista a partir dos avanços pelas laterais, obrigando a defesa a se virar para desfazer os perigos.
Publicidade
Quando o Tricolor conseguiu a sua primeira boa subida ao ataque, saiu o prtimeiro gol. Aos 12 minutos, Douglas chamou o apoio de Luan pelo meio e ele devolveu para o armador, já na marca do pênalti, se livrar de Ayoví e tocar no fundo da rede – 1 a 0. O jogador do Grêmio estava em posição de impedimento e não foi flagrado pela arbitragem.
Os donos da casa retomaram a exploração ofensiva pelos flancos para chegar perto do gol. Aos 23 minutos, Tenorio aparou cruzamento da direita e tocou de cabeça sobre a meta defendida por Marcelo Grohe. A LDU seguiu no ataque e Alemán conseguiu um arremate perigoso aos 24. Dois minutos depois, o Grêmio jogou outro balde de água fria nos adversários. Giuliano aciona Bobô na área e o centroavante não perdoa – 2 a 0.
Apavorada com o resultado ruim, a LDU voltou a pressionar e Puch teve duas chances para descontar aos 26 e 27 minutos – Fred salvou o Tricolor na primeira e a batida do atacante passou perto do alvo na segunda. A equipe insistia nos avanços laterais e a zaga gremista se mantinha sólida sobre a área, afastando todo perigo que chegava por baixo ou por cima.
Publicidade
Quando Quinteros arriscou o chute de longe, aos 36, Marcelo Grohe fez defesa segura no chão. O Grêmio respondeu aos 40. Walace se aventurou como armador e serviu para Bobô mandar o tiro de fora de área, obrigando o goleiro Domínguez a se esticar todo para evitar o gol quase no pé da trave direita.
Susto e reação imediata
A LDU retomou a pressão no segundo tempo e descontou com 33 segundos de bola rolando. Quinteros tramou com Morales, entrou na área e fez 2 a 1. O empate esteve perto aos 2 minutos, quando Morales disparou o tiro rasteiro, com veneno, e Marcelo Grohe teve de se esticar todo para espalmar a bola a escanteio.
Mas a animação e a felicidade equatoriana com a boa retomada duraram pouco. Aos 7 minutos, Walace chamou o apoio de Marcelo Hermes, que cruzou e o goleiro deu rebote no pé do volante gremista, que bateu de longe e ampliou – Grêmio 3 a 1. O quarto por pouco não saiu 3 minutos depois – e seria uma golaço. O lateral Wallace Oliveira viu Domínguez adiantado e chutou por cobertura, mas errou o alvo.
Publicidade
O volante Walace, que marcou os dois primeiros gols da carreira como profissional na goleada de 5 a 1 do Grêmio sobre o Passo Fundo, no Gauchão, viu a chance de balançar a rede pela quarta vez para o time no jogo e a ele na vida aos 14 minutos, mas Vega estragou tudo ao cortar o ataque no meio da área.
Os donos da casa não desistiam e sempre procuravam pressionar em busca de mais gols. Aos 20, Cevallos escorou para Tenorio encher o pé e Marcelo Grohe efetuar grande defesa. A pressão equatoriana se transformou em novo desconto no placar aos 32 minutos. Cevallos mandou o tiro, a bola desviou no caminho e morreu no fundo da rede tricolor – 3 a 2.
O time equatoriano ficou enlouquecido atrás do empate. Um minuto após o gol, Puch bateu firme e Grohe defendeu mais firme ainda. Padilla desperdiçou a chance da igualdade no placar em cabeceio sem marcação no meio da área aos 34 minutos. O garoto Lincoln ainda chegou perto do quarto gol gremista aos 48, mas parou na boa defesa de Domínguez.
Publicidade
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2016
GRUPO 6 – 5ª RODADA
LDU DE QUITO 2 a 3 GRÊMIO
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data e hora: 13 de abril, quarta-feira, 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar
Cartões amarelos: Brahian Alemán e Tenorio (LDU); Bobô, Marcelo Grohe e Wallace Oliveira (Grêmio)
Gols: LDU – Quinteros (33s/2ºT), Cevallos (32/2ºT); Grêmio – Douglas (12/1ºT), Bobô (26/1ºT), Walace (7/2ºT)
LDU
Domínguez; Quinteros (Padilla), Romero, Ayoví e Estupiñan (Cevallos); Benavidez, Vega, Brahian Alemán e Morales; Puch (Villalva) e Tenorio
Técnico: Álvaro Gutierrez
Publicidade
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Edinho, Walace, Giuliano, Douglas (Pedro Rocha) e Luan (Bressan); Bobô (Lincoln)
Técnico: Roger Machado
This website uses cookies.