O Grêmio enfrentou o Joinville neste domingo, 16, pela 19ª rodada do Brasileirão e venceu por 2 a 1. Bruno Aguiar marcou para o time catarinense aos três minutos. No segundo tempo, Erazo empatou aos 16 e Rafael Galhardo definiu aos 38 minutos. Na classificação, o Grêmio é 3º colocado com 36 pontos. O Joinville é o 19º, com 16 pontos.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas, no domingo, 23, às 11 horas. O Joinville encara o Fluminense na Arena Joinville também no domingo, às 16 horas. Pela Copa do Brasil, o Grêmio entra em campo na quarta-feira, 19, às 19h30, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
O duelo em Porto Alegre envolveria equipes empolgadas pelo retrospecto recente. O Grêmio pelas vitórias sobre o arquirrival Inter por 5 a 0 e diante do Atlético-MG fora de casa, adversário direto na disputa pelas primeiras posições. Com um estilo de jogo envolvente aplicado pelo técnico Roger Machado, a expecativa era de quebra do recorde de público, superior a 47 mil. A única alteração seria a entrada de Bobô na vaga de Luan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Publicidade
Erazo marcou o gol de empate em cabeceio após cobrança de escanteio
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Joinville vivia uma fase invicta com o novo treinador. Com PC Gusmão, foram duas vitórias (Avaí e Cruzeiro) e um empate (Vasco). Mesmo sem possibilidade de deixar a zona de rebaixamento, o bom momento contagiou a equipe do litoral catarinense, com a liderança de Marcelinho Paraíba em campo. Os desfalques seriam o zagueiro Douglas Silvas e o atacante Ricardo Bueno por conta de dores musculares. O volante Fabrício está em fase final de recuperação de lesão muscular. O zagueiro Dráusio, o lateral-direito Joãozinho, o lateral-esquerdo Héracles e os volantes Geandro e Renato seguem aos cuidados do departamento médico. O meia Marcelo Costa e o meia Kempes estariam à disposição após cumprirem suspensão, mas ficariam como opção no banco de reservas.
Publicidade
O Joinville começou com maior posse de bola e sem titubear, abriu o placar aos três minutos. Edigar Junio cobrou escanteio da direita e Bruno Aguiar ganhou dos defensores para cabecear forte, sem chances para Marcelo Grohe. O time catarinense voltou a ameaçar aos nove. Edigar Junio recebeu e bateu forte da intermediária. A bola passou à direita de Marcelo Grohe. O Grêmio sentia a ausência de Luan, diferencial criativo e de boa movimentação ofensiva. Aos 17, Giuliano disputou a bola na grande área e conseguiu passe para Marcelo Oliveira finalizar. A bola saiu à direita do goleiro Agenor. Aos 21, Marcelinho Paraíba alçou a bola na área pela direita e Edigar Junio concluiu para o gol. A bola explodiu no travessão. Aos 29, Mário Sérgio chegou até a área, driblou Erazo e bateu por baixo de Marcelo Grohe. Pedro Geromel afastou praticamente em cima da linha. Já aos 37, Pedro Rocha foi lançado por Rafael Galhardo na esquerda e bateu em cima do goleiro Agenor. Com atuação muito inferior aos jogos anteriores, o técnico Roger Machado teria que ajustar a equipe no intervalo para que a derrota fosse evitada em casa.
Após apatia do primeiro tempo, Grêmio se recuperou e voltou com postura mais ofensiva
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Publicidade
Na volta do intervalo, Fernandinho entrou na vaga de Pedro Rocha. O Grêmio buscava ser mais ofensivo para tentar empatar e virar o placar. E a equipe passou a pressionar e manter a posse de bola desde o primeiro minuto. Produziu jogadas de bola parada e investir em triângulações. Era uma outra postura em relação ao apático primeiro tempo. Rafael Galhardo cobrou falta aos seis e Agenor pegou firme. Na sequência, Marcelo Costa entrou na vaga de Marcelinho Paraíba. Aos oito, Bobô furou no momento da conclusão após passe de Rafael Galhardo. Já aos 10, Giuliano tabelou com Douglas e arrematou para fora. O Joinville passava a atuar no contra-ataque. Aos 16, o Grêmio conseguiu o empate. Rafael Galhardo cobrou escanteio da esquerda e Erazo cabeceou para colocar no canto esquerdo de Agenor. Aos 18, Marion ingressou na vaga de William Popp. O Grêmio trocou Douglas por Maxi Rodríguez aos 22. Aos 29, Anselmo dominou pela intermediária, envolveu a defesa e bateu forte da meia esquerda, por cima do gol. Aos 33, as duas equipes fizeram as últimas trocas. Braian Rodríguez entrou na vaga de Bobô, enquanto Danrlei ocupou o posto de Mário Sérgio. Na bola parada, o Grêmio chegou à virada. Rafael Galhardo cobrou falta da entrada da área e acertou o canto direito. A bola bateu no travessão antes de sacudir a rede. O Joinville sentiu o golpe e não teve forças para buscar a reação. O Grêmio conservou a bola no ataque e confirmou a terceira vitória consecutiva.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2015 – 19ª RODADA
GRÊMIO 2 x 1 JOINVILLE
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 16 de agosto de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (Asp. Fifa-RJ) e Marcos Rocha de Amorim (BA)
Cartão amarelo: Marcelo Oliveira (Grêmio)
Gols: Bruno Aguiar (Joinville) – 3min/1º, Erazo (Grêmio) – 16min/2º e Rafael Galhardo (Grêmio) – 38min/2º
Publicidade
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas (Maxi Rodríguez); Bobô (Braian Rodríguez) e Pedro Rocha (Fernandinho)
Técnico: Roger Machado
JOINVILLE: Agenor; Mário Sérgio (Danrlei), Bruno Aguiar, Guti e Diego; Naldo, Anselmo, Kadu, William Popp (Marion) e Marcelinho Paraíba (Marcelo Costa); Edigar Junio
Técnico: Paulo César Gusmão
Publicidade
This website uses cookies.