Educação

Grupo de Caxias visita Protetor das Águas em Vera Cruz

Cerca de 30 produtores de Caxias do Sul, acompanhados pela equipe técnica do projeto-piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do município, estiveram em Vera Cruz para conhecer de perto a experiência do Programa Protetor das Águas. O projeto da Serra Gaúcha, promovido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e apoiado pela Prefeitura e Sebrae, tem como objetivo reconhecer e remunerar propriedades rurais que adotam práticas de conservação de solo, água e vegetação nativa. 

A visita a Vera Cruz, pioneira na implementação do PSA no Estado, teve como foco a troca de experiências e a compreensão de quais técnicas podem ser replicadas ou adaptadas para a Serra Gaúcha. Os visitantes foram recepcionados na Câmara de Vereadores, onde receberam uma apresentação detalhada sobre o Protetor das Águas e esclareceram dúvidas em um espaço de interação. 

À tarde, a comitiva visitou a propriedade do produtor rural Geraldo Finkler, participante do programa desde sua criação. Eles conheceram na prática as ações de proteção implementadas nas áreas de nascentes e de preservação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vera Cruz lidera Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal na região

Para a representante do Samae de Caxias do Sul, Neiva Rech, a experiência em Vera Cruz é um exemplo importante para o futuro do projeto na Serra. “Vera Cruz é uma referência por ser o primeiro município do Estado a implementar o PSA. Essa visita vai nos ajudar muito na construção do projeto em Caxias do Sul, mostrando caminhos, desafios e oportunidades que podemos adaptar à nossa realidade.”

A coordenadora do Programa Protetor das Águas de Vera Cruz, Tanise Etges, destacou a relevância da troca de experiências. “O Protetor das Águas já mostrou que unir produtores, poder público e comunidade gera resultados concretos para a preservação dos recursos hídricos. Receber Caxias do Sul nos motiva e fortalece a ideia de que esse modelo pode inspirar outros municípios do Estado.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Semana do Empreendedor de Vera Cruz estimula a inovação e o debate entre negócios locais

Saiba mais

Criado em 2011, o Programa Protetor das Águas é pioneiro no Rio Grande do Sul no uso do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Conta com a participação de 114 produtores rurais, em 117 propriedades, que preservam 129 nascentes e 242 hectares de áreas estratégicas no município. 

O programa é financiado pelo Município de Vera Cruz e pela Philip Morris Brasil, com apoio de entidades como Cisvale, Emater/RS-Ascar, Comitê Pardo, Assoaciação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

Publicidade

Reconhecido nacionalmente, o projeto já garantiu a melhoria expressiva da qualidade da água local e isenção da tarifa de consumo de até 15 metros cúbicos mensais para os produtores participantes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.