Durante praticamente todo 2014, sete senhoras de Passo do Sobrado dedicaram-se a confeccionar bonecas de pano para alegrar um pouco o Natal de crianças doentes. Um grupo, que se reúne quinzenalmente naquela cidade, decidiu que poderia promover uma ação voluntária nessa data e utilizou parte de seus encontros para preparar uma surpresa às famílias que vão passar o feriado desta quinta-feira na sala de um hospital. Ao final, muitos sorrisos e uma enorme aprendizagem, tanto para quem recebeu quanto para quem deu os brinquedos.
“Tenham um feliz Natal e voltem logo para casa”, era o desejo que a professora coordenadora do grupo, Iolanda Luísa Paulis, manifestava em cada quarto do Hospital Santa Cruz (HSC) por onde passava. Acompanhada de suas seis companheiras, ela entregava os brinquedos e conversava com os pais e as crianças doentes. Também participava da ação a presidente da Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado, Núbia Andréia Kaufmann Bartz, que há anos auxilia o grupo. Assim, elas fizeram a manhã desta terça-feira mais feliz para aqueles internados na ala de pediatria.
Iolanda conta que realizar uma ação voluntária era uma vontade antiga do grupo que ela coordena. “Nós começamos há sete anos, em uma escola de Passo do Sobrado, ensinando conceitos básicos para mulheres agricultoras da cidade”, explica. Após alguns anos, esse serviço foi encerrado. Porém, a professora decidiu seguir realizando-o mesmo assim, de forma voluntária. “Hoje arrecadamos materiais em lojas e empresas para confeccionarmos novas peças. Preparamos panos de prato, toalhas e diversos outros utensílios, tudo reciclado.”
Publicidade
Assim, esse grupo de mulheres participa de feiras da cidade e da região, vendendo aquilo que preparam nos seus encontros. Mas, neste ano, Iolanda sentiu a necessidade de fazer algo maior. “Nos prontificamos em realizar um trabalho para ajudar as crianças. Assim, desde março, começamos a confeccionar bonecas para essa doação”, conta. Foram criados 60 brinquedos, entregues na manhã de terça-feira no Hospital Santa Cruz. O transporte delas até a casa de saúde foi fornecido pela Prefeitura de Passo do Sobrado.
Felizmente, o número de crianças no hospital era pequeno – apenas dez –, e o restante das bonecas será encaminhado para outros lugares. Um dos internados era o pequeno Murilo, filho de Andreia Marchese. Ele, que se cura de uma gripe, sorriu ao receber o presente, já o agarrando para não largar mais. “O contato com as crianças foi muito bom, tanto para aqueles que estão no hospital quanto para estas agricultoras conhecerem um pouco mais essa realidade”, afirma a coordenadora. Com o sucesso da atividade, Iolanda afirma já estar pensando em outra para 2015. “Até março vamos decidir, mas acredito que seria bom planejarmos algo para os idosos no ano que vem.”
Publicidade
This website uses cookies.