ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Helena propõe melhorar segurança para manter santuário

ads3

ads4

Mesmo sem ter assumido oficialmente o Executivo, a prefeita eleita, Helena Hermany (PP), trabalha com seu gabinete de transição para comandar Santa Cruz do Sul a partir de janeiro. Uma das primeiras polêmicas que terá que administrar será a mudança do Santuário de Schoenstatt, que já está em andamento por parte das Irmãs de Maria, guardiãs jurídicas do terreno às margens da BR-471. E Helena já se dispôs a melhorar a segurança no local.

O assunto é controverso e gerou uma grande movimentação de pessoas contrárias à mudança, inclusive com manifestações e coleta de assinaturas em um abaixo-assinado, enviado ao Ministério Público. Segundo a assessoria de imprensa das Irmãs de Maria, a opção pela mudança é definitiva.

ads6 Advertising
Documento contra a mudança do santuário tem cerca de 2 mil assinaturas

Publicidade

Prefeita eleita recebeu grupo que é contrário à mudança

As religiosas reclamam da falta de segurança no local, um terreno de 29,5 mil metros quadrados na zona sul, doado pela prefeitura em 1975. A inauguração ocorreu em 11 de dezembro de 1977. A intenção é demolir a capela e reconstruí-la com parte dos mesmos materiais, em local a ser definido. Atualmente, as Irmãs e a estátua do fundador estão em uma residência na Rua Thomaz Flores, no Centro. Até a desocupação, apenas duas religiosas viviam no santuário.

Helena se reuniu em datas diferentes com os dois grupos envolvidos na questão. Em reunião com as Irmãs de Maria no fim de novembro, ela foi informada do posicionamento das religiosas, que até agora mostram-se irredutíveis quanto à decisão. As Irmãs anunciaram que pretendem vender o terreno recebido do poder público, avaliado em cerca de R$ 1 milhão. Ontem a futura prefeita recebeu os grupos contrários à mudança. Segundo o advogado Ruy Kaercher, integrante do Movimento Apostólico de Schoenstatt desde 1968, a reunião foi um avanço para aqueles que defendem a permanência do santuário onde ele foi erguido. “Foi um encontro muito positivo. A prefeita eleita apoia a permanência do Santuário no local e se colocou à disposição para ajudar”, afirmou.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta