Os Conselhos Municipais de Igualdade Racial (COMPIR) e de Povos de Matriz Africana (CPMA) promovem, ao longo de novembro, o ciclo de eventos “Heranças Negras – 40 anos da luta antirracista”, em Venâncio Aires. A programação propõe um diálogo entre memória, identidade e políticas públicas, ressaltando o papel do patrimônio cultural na promoção da igualdade racial e na valorização da herança africana na formação do Brasil.
O ciclo reúne diferentes atividades culturais, formativas e comunitárias realizadas por entidades e movimentos que atuam na defesa dos direitos da população negra e na preservação das tradições afro-brasileiras.
LEIA TAMBÉM: Turnê Afrocultural Negrejar realiza atividades em Santa Cruz
Publicidade
A programação inicia já nesta quinta-feira, 6, às 18 horas, com o Sarau Cultural – Saraus da Alphorria, promovido pela ONG Alphorria.O evento acontece na sede da organização e integra as ações contempladas pelo Edital PNAB – Venâncio Aires.
De 12 a 14 de novembro, a Associação Négo Futebol Clube recebe o 1º Fórum Regional de Igualdade Racial, promovido pelo Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial (COMPIR). O evento tem como objetivo fortalecer o diálogo regional sobre políticas públicas e ações afirmativas voltadas à equidade racial. As inscrições podem ser realizadas pelo link.
De 15 a 20 de novembro, a Associação Négo Futebol Clube realiza a tradicional Semana Afro Négo, com uma programação repleta de cultura, integração e valorização das raízes africanas. Já no dia 17 de novembro, às 19h30, ocorre a Celebração Ecumênica Afro, promovida pelo Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana (CPMA), também na Associação Négo Futebol Clube.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Grupo de Capoeira Ginga Sul celebra 25 anos
A Associação Vila Freese promove, no dia 22 de novembro, a partir das 14 horas, uma tarde de celebração e integração com a comunidade. A programação inclui oficinas de máscaras, pintura facial, tranças afro, capoeira, hip hop, roda de samba e café comunitário, fortalecendo a convivência e a valorização da cultura afro-brasileira nos bairros.
Encerrando o ciclo, o Movimento Negro de Venâncio Aires realiza, no dia 23 de novembro, às 14h30, o Aquilombamento, na Praça Henrique Bender. O evento contará com apresentações artísticas, danças, música, roda de capoeira e discotecagem com DJ Jacson, além da apresentação de livros de autores negros locais, como Jair L. Pereira, Nestor Azeredo e Afro-Ruas. Durante o encontro, também ocorrerá o lançamento da coleção infantojuvenil “Leozinho o Decolonial”, composta por cinco histórias escritas por Jair Luiz Pereira.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Escritora Teresa Cárdenas faz reflexões sobre racismo e escravidão
06 de novembro
12 a 14 de novembro
Publicidade
17 de novembro
22 de novembro
23 de novembro
Publicidade
15 a 20 de novembro
15 de novembro
16 de novembro
18 de novembro
19 de novembro
20 de novembro
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.