Categories: Geral

Herbário do Vale do Taquari é registrado em rede global de dados sobre biodiversidade

Os materiais coletados pelo Herbário do Vale do Taquari (HVAT), vinculado ao Museu de Ciências Naturais da Univates, passaram a integrar uma rede global de informações sobre biodiversidade. Recentemente, o Herbário foi registrado no Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma plataforma internacional de dados que funciona de maneira aberta, financiada pelos governos.

A rede permite que qualquer pessoa possa acessar dados sobre todos os tipos de vida existentes na Terra, compartilhados além das fronteiras nacionais, por meio da internet. Para a curadora do Herbário, professora Elisete Maria de Freitas, o registro significa contribuir para o conhecimento da biodiversidade mundial. Ou seja, saber que uma coleta realizada em determinado local, rara ou não, ameaçada ou não, integra um registro mundial e será do conhecimento de todos quanto à sua ocorrência.

“Isso nos deixa muito felizes e orgulhosos. Temos um herbário ainda pequeno, mas muito bem organizado e que atende às exigências de coleções e, por isso, surgiu essa oportunidade. É o resultado de três anos de muito trabalho e de dedicação de todos”, ressalta Elisete. Todas as coletas existentes até agora no HVAT foram disponibilizadas no Sistema de Informação on-line Specieslink. Dessa forma, os registros do local contribuem para o conhecimento da flora brasileira, favorecendo o estudo dessas espécies.

Publicidade

Atualmente, os estudos do HVAT estão focados na identificação de espécies na mata ciliar do rio Taquari, cujos materiais foram coletados durante a realização de projeto financiado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). À medida que as espécies são identificadas, estão sendo inseridas no acervo do HVAT e disponibilizadas no site Specieslink. “Também estamos intensificando coletas de plantas nativas do RS, especialmente na região do Vale do Taquari, com o intuito de atingirmos cinco mil registros. Então, poderemos nos cadastrar no Index Herbariorum”, completa Elisete.

Saiba mais sobre o Herbário

O Herbário do Vale do Taquari possui mais de quatro mil registros, cuja informatização e organização seguem o sistema Angiosperm Phylogeny Group III. Entre as famílias com registro no HVAT, Orchidaceae é a de maior representatividade, devido a pesquisa realizada sobre a florística dessa família na bacia hidrográfica do rio Taquari. Apesar dos poucos registros, o Herbário constitui importante coleção da flora regional e tem, entre suas metas, a constante ampliação e a informatização total dos registros e a digitalização de exsicatas (amostra de planta prensada, seca em estufa e fixada em cartolina) de espécies ameaçadas, endêmicas e características da região.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.