Foto: Freepik
O escritor Marcos A. Ristow, natural de Linha Sítio, no interior de Vera Cruz, está lançando um grupo de apoio voltado a pais que enfrentam ações judiciais pela guarda dos filhos e também àqueles que já assumem sozinhos a criação das crianças. A iniciativa nasce de uma vivência pessoal. Após um longo processo judicial, Ristow conseguiu a guarda do filho Bruno, experiência que relata em detalhes em seu livro “O DNA de um Vencedor”.
Segundo o autor, a ideia do grupo, que foi impulsionada pela noiva e formanda em Direito, Josiléri Cidade, é criar uma rede de suporte emocional, jurídico e social, além de ser um espaço para troca de ideias entre os participantes. “Os homens também são capazes de oferecer às crianças o cuidado, a proteção e o afeto necessários ao seu desenvolvimento”, salienta Ristow.
Ainda que o número de lares brasileiros chefiados exclusivamente por homens responsáveis pela criação dos filhos seja menor que o mães nessa condição, a realidade dos chamados pais solos tem ganhado visibilidade nos últimos anos. De acordo com o último levantamento, realizado em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,6% das famílias eram mantidas por pais solteiros. A situação decorre das mais diversas causas, que incluem necessidade por força maior, questões judiciais ou até o abandono dos filhos por parte das mães.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Comércio se prepara para contratação de temporários; Sindilojas dá dicas de como procurar vagas
“Durante muito tempo prevaleceu a visão de que a guarda deveria ficar automaticamente com a mãe, hoje já se convencionou que a guarda compartilhada é melhor opção para a família, mas o que deve nortear qualquer decisão é o melhor interesse da criança. É preciso avaliar quem, de fato, reúne as melhores condições para garantir o desenvolvimento pleno da criança”, defende Ristow.
O escritor e estudante de Psicanálise, explica que o grupo de apoio pretende reunir pais em situação semelhante, oferecendo acolhimento, orientação prática e espaço de diálogo, com a participação de especialistas convidados, como psicólogos e advogados da área de família, que também podem se juntar ao grupo. Ele acrescenta que para além de falar sobre questões judiciais, a iniciativa busca a troca de informações simples do dia a dia, como dicas sobre educação, alimentação e desenvolvimento de cada fase.
Publicidade
Os interessados em participar do grupo podem acessar o perfil de Ristow no Instagram, @marcos.ristow, onde o link para o grupo de WhatsApp está disponível na bio. A ideia é fortalecer o grupo no aplicativo, inicialmente, para que depois esses pais possam se reunir presencialmente.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.