Expoagro Afubra

Horto possibilita conhecer as plantas bioativas para melhor aproveitá-las

Seja para a melhoria da qualidade da alimentação, a promoção da saúde ou a geração de renda, o cultivo, manejo, identificação, uso e processamento das plantas bioativas sempre desperta o interesse do público, desde as crianças até os idosos que visitam o Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra, em Rio Pardo, feira que termina nesta sexta, 22.

“Na parcela das plantas bioativas destacamos a importância de pontes entre o conhecimento popular e as pesquisas sobre fitoterapia, enfatizando o poder curativo das plantas brasileiras que fizeram a fazem parte da vida de uma boa parcela da população, dos usos e costumes das famílias da nossa região”, destaca a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Elaine Skolaude.

LEIA TAMBÉM: Sustentabilidade é a palavra-chave na Mostra Científica Verde é Vida

Publicidade

Segundo ela, a Emater/RS-Ascar é pioneira na atividade no espaço da Expoagro Afubra. A parcela conta com 35 espécies de plantas aromáticas, condimentares e medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), proporcionando experiências e aprendizados.

No espaço também serão apresentadas plantas que servem para extração de óleo essencial, disponibilizadas algumas mudas de espinheira santa – indicada para a parte digestiva – e realizada degustação das plantas alimentícias não convencionais (Pancs). Elaine conta que um menino experimentou a Ora-Pro-Nóbis, que é uma Panc, e voltou várias vezes trazendo outros amigos para provar. “As plantas bioativas possuem relevância significativa quanto às questões de saúde e qualidade de vida, e possuem muito espaço para crescimento como fonte de geração de renda para sucessão rural”, completa Elaine.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.