Categories: Regional

Hospitais comemoram pagamento da dívida do Estado

Um dia após o o governador José Ivo Sartori autorizar a abertura de empréstimos junto às instituições financeiras para pagar dívidas com hospitais, o presidente do Sindicato das Santas Casas e Hospitais Beneficientes, Religiosos e Filantrópicos do Vale do Rio Pardo, Celso Jair dos Santos, comemorou o anúncio, mas ressaltou que trata-se de uma “solução paliativa”. 

“O que nós estamos recebendo é apenas para suprir o que deixou de ser pago no ano passado e em maio deste ano”, explicou Santos, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta terça-feira, 25. De acordo com ele, os “recursos são bem-vindos”, mas as instituições de saúde esperam “mais do que isso”, como o retorno do pagamento do cofinanciamento hospitalar, o IOSP, que desde o início do ano foi suspenso. 

Segundo Santos, a dívida do Estado com os hospitais, se somados os valores do ano passado e do IOSP, chega a R$450 milhões. O que o Estado pagará agora é um montante de R$ 210 milhões, atráves de financiamento por meio de um banco. O valor e os juros deverão ser quitados em 36 vezes, até o fim de 2018. “Sendo bem otimista, acredito que começaremos a receber na segunda quinzena de setembro”, projetou Santos. 

Publicidade

Para ter acesso a esse dinheiro, os hospitais devem solicitar o financiamento junto a uma instituição financeira e o Governo Estadual irá quitas as parcelas, que começarão a ser pagas para os bancos em janeiro de 2016. Para esclarecer melhor como funcionará esse processo, haverá uma assembleia geral na sexta-feira, 28, na Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.