Geral

Hospital Santa Cruz adota técnica inédita em cirurgia de amígdalas

No dia 31 de outubro foi aplicada no Hospital Santa Cruz (HSC) uma técnica inédita na região para cirurgia de amígdalas. O procedimento, chamado de Coblation, foi realizado pela médica e cirurgiã otorrinolaringologista Ingrid Wendland Santanna, acompanhada pelo cirurgião Lucas Ludwing, de Passo Fundo, que é uma referência com vasta experiência na utilização deste método.

Conforme Ingrid, o Coblation é uma técnica de cirurgia de amigdalectomia que utiliza energia de radiofrequência para criar um campo de plasma a partir de uma solução salina, que liquefa o tecido. Esse processo ocorre em temperaturas mais baixas (50-70ºC) do que o cautério tradicional, o que reduz o dano térmico aos tecidos vizinhos. Com isso, a remoção do tecido é feita de forma controlada e delicada, preservando a cápsula da amígdala em alguns procedimentos.

LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz passa a contar com local exclusivo para exames da mulher

Publicidade

“A técnica permite remover o tecido de forma precisa e minimamente invasiva, resultando em menos dor e recuperação mais rápida para o paciente”, destaca a médica. “Também causa menos sangramento e preserva as estruturas adjacentes, podendo ser utilizada em procedimentos de garganta, como a remoção de amígdalas e adenoides, principalmente em crianças, para tratar problemas como infecções recorrentes e ronco”.

A primeira cirurgia realizada no HSC por meio da técnica de Coblation, segundo Ingrid, foi um sucesso. “O transoperatório foi tranquilo, rápido”, avalia a médica. Ela acredita que a técnica trará muitos benefícios para os pacientes de Santa Cruz do Sul. “O risco de complicações é mínimo, e permite que a criança possa retornar à escola, à sua alimentação normal muito mais rápido, sem perder peso ou ficar desidratada”, explica.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.