ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

IBGE vai contratar 400 pessoas na região para o Censo

ads3

ads4

Um novo Censo Geral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será realizado em 2020 para atualizar os dados da população brasileira. Para a região, a pesquisa significa a contratação de 400 pessoas para atuar nas funções de supervisor e recenseador. Em todo o Rio Grande do Sul serão cerca de 12 mil pessoas empregadas para os cargos. Santa Cruz do Sul terá vagas para 17 funcionários mensalistas e 125 responsáveis pelo recenseamento.

Conforme o chefe do IBGE, Luiz Eduardo Braga, a preparação já começou no ano passado, com as primeiras contratações e organização financeira. “Um trabalho desses é quase uma operação de guerra. Você vai visitar mais de 70 milhões de domicílios para traçar um diagnóstico e saber onde estão as concentrações de pessoas e as faixas etárias delas”, afirma.

ads6 Advertising

Publicidade

Os candidatos poderão se inscrever e realizar as provas para os dois cargos. Os mensalistas, que precisam ter Ensino Médio completo, recebem salário entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil. O valor recebido pelos recenseadores, que precisam ter Ensino Fundamental, depende do número de domicílios visitados.

Para o trabalho, a região terá 11 postos de coleta cedidos por prefeituras ou entidades. Os locais físicos terão infraestrutura de computadores com internet para a equipe que vai acompanhar as atividades dos recenseadores. No Vale do Rio Pardo, apenas três municípios não terão o escritório: Gramado Xavier, que será atendido por Barros Cassal; Mato Leitão, que vai ser atendido por Venâncio Aires; e Herveiras, por Santa Cruz.

ads7 Advertising

Publicidade

Por município
Barros Cassal – 14
Boqueirão do Leão – 9
Encruzilhada do Sul – 31
Gramado Xavier – 4
Herveiras – 3
Mato Leitão – 5
Pantano Grande – 11
Passo do Sobrado – 9
Rio Pardo – 42
Santa Cruz do Sul – 142
Sinimbu – 12
Vale do Sol – 12
Venâncio Aires – 79
Vera Cruz – 30

Saiba mais
O Censo Geral do Brasil, realizado a cada dez anos, vai de agosto a novembro deste ano. Os recenseadores coletarão os dados da população em todos os municípios, com um questionário de 70 ou 30 perguntas. A gravação dos dados será feita com dispositivo móvel. A pesquisa é importante para os municípios, já que as informações da população servem de guia para políticas públicas e influenciam nos repasses de verba do governo federal, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O último Censo Geral foi realizado em 2010.

ads8 Advertising
IBGE inicia processo de preparação do Censo 2020

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta