Categories: Regional

IGP e Prefeitura retomam as negociações para instalação de um posto regional

No que depender do apoio do governo municipal, Santa Cruz do Sul vai contar em breve com um Posto de Coordenação Regional de Perícias. As negociações entre Prefeitura e Instituto Geral de Perícias (IGP) para implantação do órgão no município, foram retomadas na tarde desta quinta-feira, 9, com uma visita oficial do diretor geral do IGP, Cléber Ricardo Teixeira Müller, e do diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI), Marco Antônio Aurélio Curcio, ao prefeito Telmo Kirst.

De acordo com Müller, Santa Cruz do Sul reúne as condições técnicas para receber um posto avançado de criminalística. “O município tem tudo para ser uma referência nesta área. São avaliados dados como índices de criminalidade, posição geográfica, tamanho da população, enfim, todo embasamento tem fundamentação técnica e é consequência da análise de uma série de requisitos”, disse. Além da aproximação com a prefeitura municipal para viabilidade de implantação do posto, o IGP buscará também o apoio da iniciativa privada e da universidade.

Com a implantação da unidade em Santa Cruz do Sul, o raio de atuação da mesma seria de cerca de 100 quilômetros, abrangendo os municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo e Centro Serra. De acordo com o diretor geral do IGP, a regionalização trará como resultados futuros a construção de medidas preventivas para combater a criminalidade. “A perícia fornece aos governos informações científicas de grande valia. A partir da identificação e análise de determinados tipos de crimes, característicos de uma determinada região, é possível trabalhar medidas de prevenção visando a sua redução”, disse.

Publicidade

A implantação de um Posto de Coordenação Regional vai dar celeridade às operações do IGP. Hoje Santa Cruz do Sul é atendida pelos peritos que se deslocam de Porto Alegre ou Santa Maria para atender as ocorrências. Além da demora na prestação do serviço, devido a distância a ser percorrida pelos técnicos, também soma-se para dificultar o trabalho da perícia, falhas no isolamento do local a ser periciado.

Caso se torne de fato viável a implantação da unidade regional em Santa Cruz do Sul, poderá haver remanejamentos nos quadros de pessoal de Santa Maria e Porto Alegre para reforçar a nova estrutura. Também uma lei municipal sancionada pelo prefeito Telmo Kirst em 2014 prevê a cedência de dois servidores de carreira para atuar no novo órgão. A prefeitura se dispõe ainda a auxiliar para a execução de pequenas reformas na estrutura física que será ocupada.

Também participaram do encontro, o vereador Gérson Trevisan, que integrou a comitiva e que a pedido do prefeito ficará responsável pela interlocução entre a Prefeitura e IGP, os secretários de Administração, Edemilson Severo, e de Desenvolvimento, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, além do assessor de comunicação do IGP, Norberto Peres.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.