Ilário Keller concedeu entrevista à Rádio Gazeta | Foto: Pamela Silva
Vereador mais longevo de Santa Cruz do Sul, ocupando uma cadeira na Câmara desde 1993 e agora cumprindo seu oitavo mandato na casa, Ilário Keller (PP) deu sequência à série de entrevistas da Rádio Gazeta FM 107,9 com os parlamentares do município. Experiente, ele destacou que, mesmo vivendo na cidade há mais de 30 anos, mantém laços muito firmes com o interior, citando localidades como Boa Vista, São Martinho, Alto Paredão e Monte Alverne. Ainda, ressaltou que não tem “apenas uma causa”, visto que já apresentou projetos sobre o autismo, a fumicultura, o comércio, a saúde e a educação.
Em 2025, destaca que apresentou uma das leis que mais considera importantes, que declara a fumicultura como atividade de relevante interesse econômico, social e cultural em Santa Cruz do Sul. Aprovada em setembro pelos vereadores, a proposta estabelece diretrizes para a criação e execução de políticas de fortalecimento para o setor.
“Quando eu defendo o setor fumageiro lá na sua plantação, estou defendendo o emprego de quem mora aqui na cidade. Estou defendendo o trabalhador do comércio, supermercados, principalmente os pequenos comércios. Se tirar o setor fumageiro, só quando sair vão sentir o que é o tamanho da grandeza de alguns bilhões que movimentam a nossa cidade”, ressaltou Keller.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura encaminha à Câmara pedido de abertura de crédito especial de R$ 2 milhões
O vereador também pontuou questões relativas ao trânsito que trouxe à Câmara. Ele relembra indicações feitas ao Executivo sobre lombadas eletrônicas, que dariam mais fluidez ao tráfego de veículos em relação aos quebra-molas. Além disso, já apresentou um projeto, ainda não votado, relativo à implantação de fiscalização eletrônica no trânsito de Santa Cruz, visando monitorar excessos de velocidade e avanços no sinal vermelho, prevendo a aplicação de multas.
“O que queremos é que o trânsito realmente flua de forma correta, conforme a lei. Porque muitos transitam fora da lei e aí acabam prejudicando até mesmo as pessoas que estão corretas”, comentou o parlamentar. Keller também planeja apresentar a indicação de que os semáforos da cidade operem em amarelo piscante entre as 22 horas e as 6 horas.
Publicidade
Outro assunto citado por Keller durante a entrevista é em relação às pavimentações, uma vez que o vereador integra a frente parlamentar que trata do tema. O parlamentar lembrou de intermediações feitas em seus mandatos anteriores, inclusive no primeiro governo de Sérgio Moraes, para a pavimentação de vias da cidade. Keller também sugere a criação de um fundo de pavimentação, fazendo a licitação de asfalto e bloquetes por metro quadrado, a fim de agilizar as intervenções. Ele reforça que, enquanto vereador, possui o papel de indicar ações, mas que a execução é de responsabilidade da Prefeitura.
*Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.