ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Império do tabaco (II)

ads3

ads4

Na coluna anterior, lembramos um pouco da trajetória do conselheiro Augusto Hennig (1866-1944). Filho de imigrantes alemães que moraram em Linha Santa Cruz, ele liderou a construção de um verdadeiro império econômico no município. De caixeiro-viajante no lombo de um burro, tornou-se um dos homens mais ricos e influentes da região.

Após breve passagem por Vila Theresa (Vera Cruz), onde casou e teve armazém, em 1890 se estabeleceu no então distrito de Sinimbu com uma concorrida casa comercial. Dois anos depois, construiu um enorme prédio (hoje Kaffeehaus, na entrada de Sinimbu) e ingressou no ramo que iria marcar a vida dele e da família: a compra e venda de fumo.

ads6 Advertising

Publicidade

Propaganda do fumo Apollo, considerado o melhor do Estado

O “barão do tabaco”, como era chamado, conhecia bem o setor e o que os compradores queriam. Isso levou a empresa a implantar iniciativas pioneiras, como a rede de produtores que eram orientados a produzir fumo no “padrão da Exportadora Hennig”.

Para melhor funcionamento desse grupo, nasceu a Transportadora Hennig. Caminhões e jipes visitavam as propriedades, levavam insumos e traziam o fumo com mais segurança e rapidez à cidade, dispensando o uso de carroças. Para agilizar o beneficiamento, instalou o primeiro sistema automatizado de destala de fumo, movido a energia elétrica.

ads7 Advertising

Publicidade

Propaganda do fumo Apollo, considerado o melhor do Estado

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta