A declaração do imposto de renda no Brasil, que pode ser feita até o dia 31 de maio, é conhecida por ser trabalhosa e complexa, fazendo com que muitas pessoas só façam devido à obrigatoriedade. O que poucos sabem, porém, é que a prestação de contas por aqueles que não são obrigados a fazê-la, pode trazer uma série de benefícios, tais como a restituição do valor retido. O caso principal é quando o contribuinte teve algum rendimento com tributação retida na fonte durante o ano de referência – 2021. É o caso de ter recebido pagamentos por trabalhos assalariados, férias, aluguéis ou rendimento de aplicações financeiras.
Isso ocorre porque, muitas vezes, a fonte pagadora não considera algumas deduções do contribuinte, fazendo com que o valor retido seja superior ao que deveria ter sido pago. Por isso, alguns especialistas alertam que é importante baixar o programa da Receita Federal e fazer uma simulação. A declaração também é recomendável para quem deseja fazer algum financiamento, mesmo que não haja obrigatoriedade. Isso porque o documento pode ser usado para comprovar renda e posse de bens, conforme exigência de muitas instituições financeiras nesse tipo de situação.
LEIA MAIS: Antecipação da restituição do Imposto de Renda exige cuidado
Publicidade
Um ponto importante é que a declaração é exigida, mesmo daqueles que não atendem aos requisitos obrigatórios, durante processo de emissão de vistos para países como os Estados Unidos, por exemplo.
É obrigado a enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal aquele que:
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.