ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Imunidade pós-vacina pode demorar semanas, dizem especialistas

ads3

ads4

O início da campanha de vacinação contra a Covid-19 levou esperança a milhões de brasileiros que esperam pelo momento em que poderão retomar uma rotina mais próxima à qual estavam habituados até o início da pandemia. Mesmo que lentamente, a imunização está avançando entre profissionais da saúde e pessoas dos grupos de risco.

O entusiasmo, no entanto, não deve levar ninguém a abrir mão de cuidados pessoais, sob risco não só de adoecer em um momento em que o sistema de saúde continua sob pressão, mas também de colocar em perigo a estratégia nacional de imunização.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Infectologista teme os efeitos das aglomerações de Carnaval na região
No ritmo atual, Brasil levaria mais de quatro anos para vacinar toda a população

Tempo médio

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a pediatra Isabella Ballalai, em média o tempo mínimo para que o sistema imune esteja apto a responder adequadamente contra a presença de qualquer agente patogênico causador de doenças é de, no mínimo, 14 dias após receber a primeira dose de uma vacina. Mas cada imunizante tem o próprio tempo médio para ativar o sistema imunológico, conforme descrito pelos fabricantes.

LEIA TAMBÉM: Polícia do Rio investiga fraudes na aplicação de vacinas em três cidades

Publicidade

ads7 Advertising