ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Indústria 4.0

Na semana passada aconteceu em São Paulo o 1º Congresso Brasileiro da Indústria 4.0, com presenças importantes do setor e representantes internacionais da Indústria 4.0, já nominada pelo mundo como Indústria Avançada. O anúncio foi feito em janeiro de 2006, no World Economic Fórum, e além da resistência natural ao novo, há sempre gap entre países desenvolvidos culturalmente e os emergentes. Reagimos com delay na corrida do mundo. 

O debate girou em torno da urgência que o assunto requer, e de quanto o Brasil está atrasado nesta tarefa. “O que falta para que o Brasil também entre neste jogo?”, foi a grande pergunta! Entre as respostas: o País é enorme, a infraestrutura é ruim, nosso sistema tributário é inadequado e a indústria é atrasada! Eu acrescentaria o modelo mental acomodado, o baixo nível de consciência, um péssimo hábito de reclamar e resistir, a hesitação dos executivos para manter o que existe, uma expectativa de que algum governo resolverá o Brasil e alguém mudará o mundo enquanto trabalhamos, nos distraímos  e cuidamos de nossas vidas individualistas. As pessoas que estão trabalhando na mudança do mundo reconhecem as dificuldades, mas as enfrentam com coragem e maturidade. 

ads6 Advertising

Publicidade

Precisamos fazer algo, e a indústria tem um papel fundamental. Corre grandes riscos nos próximos sete anos, mas tem à disposição grandes oportunidades de ajudar a transformar o mundo sem abrir mão de seu lucro.  Israel está no topo da inovação no planeta, China lidera a transformação, Coreia, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos entre outros mostraram que o assunto vai muito além do Vale do Silício, que sem dúvida é um polo importante mas não o único. A indústria e os executivos precisam reconhecer que este é um assunto prioritário.

Não há inovação sem futurismo. Futuristas trazem clareza, insights e tendências para acelerar a mudança. Crie estratégias de inovação exponencial, já há metodologia para isto. Ou lamente no futuro próximo quando for questionado sobre seu legado, o impacto positivo que causou com seu trabalho e o desafio global que ajudou a superar. Histórias baseadas em conquistar status, bens materiais e ter alavancado metas soarão estranhas em um mundo onde o chamado coletivo é “vamos consertar o planeta e criar o futuro que desejamos juntos.”

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta