ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Walcyr Carrasco lança três livros infantis

ads3

ads4

Lançados ainda no decorrer do ano passado, os novos livros para crianças de Walcyr Carrasco e Rita Lee atestam que com um pouco de imaginação e alguma criatividade é possível, sim, fazer uma literatura brasileira infantil de qualidade. E que agrade também aos mais grandinhos. E a época das férias é sempre uma boa oportunidade para você dar uma incrementada na biblioteca dos baixinhos, que estão em casa sem ter muito o que fazer. Livre-os do tédio. Ler é pura aventura!

Carrasco escreve sobre inclusão em três livros infantis: uma menina que enfrenta gordofobia na escola; uma ararinha de bico torto rejeitada pela família; uma vira-lata também rejeitada na casa de uma garota rica. As três são personagens dos livros que voltam às livrarias em novas edições da Moderna e com ilustrações de Ana Matsusaki. Laís, a fofinha, A ararinha de bico torto e Pituxa, a vira-lata são três livros independentes, mas que falam sobre um grande tema central: como lidar com as diferenças.

ads6 Advertising

Publicidade

Vó Rita

Aposentada dos palcos há anos, Rita Lee tornou a defesa dos animais prioridade em sua vida. E um caso, em especial, a tocou: a trajetória de Marsha, a ursa mais triste do mundo. Nascida na gelada Sibéria, Marsha foi tirada de seu habitat e passou duas décadas acompanhando um circo pelo Brasil. Depois foi mandada para um zoológico na quente Teresina, no Piauí. Um ambiente nada apropriado para uma ursa que deveria morar em locais com temperaturas abaixo de zero. Ela vivia triste, fazia movimentos repetitivos. Isso até a ativista Luisa Mell liderar sua transferência para o Rancho dos Gnomos, santuário no interior de São Paulo, em 2018. Lá, a ursa foi rebatizada de Rowena e ganhou uma vida mais feliz.

ads7 Advertising

Publicidade

Além da adorável ursa como protagonista, a obra traz a própria Rita, como vovó Ritinha, a atriz Brigitte Bardot, como papisa BiBi, e Luisa Mell, como Lulu. Com o livro, na verdade, Rita retorna ao público infantil. “Nos anos 1980, escrevi quatro livrinhos infantis sobre o ratinho Alex, um personagem ambientalista que luta em defesa do meio ambiente”, lembra ela, em entrevista por e-mail à Agência Estado. Rita também disse que a Globo vai reeditar os livrinhos do Dr. Alex.

DEPOIMENTO
Luisa Mell, ativista

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta