Categories: Regional

INSS vai bloquear benefícios de aposentados

Os aposentados e pensionistas que não fizeram a comprovação de vida em 2014 terão seu benefício bloqueado no final deste mês. O objetivo do INSS é detectar possíveis ilegalidades, como alguém estar recebendo o pagamento de algum beneficiário já falecido.

Durante o ano passado, o Instituto Nacional de Seguridade Social fez ampla campanha, através da mídia, convocando os aposentados a fazerem a comprovação de vida nos bancos onde recebem. O prazo inicial era julho, mas foi prorrogado até 30 de dezembro. Agora, quem não providenciou o recadastramento ficará sem receber. O bloqueio começa dia 25 de maio para quem recebe um salário-mínimo e se estende aos demais.

O INSS suspeita que, entre os benefícios com recadastramento pendentes, existam fraudes e pessoas que recebem o pagamento no lugar de beneficiários mortos, o que é ilegal. Quem ficar bloqueado terá de apresentar um documento com foto na agência bancária onde o pagamento é creditado. Após a comprovação de identidade, a aposentadoria será liberada na hora novamente.

Publicidade

Os benefícios suspeitos de irregularidade ficarão bloqueados por três meses. Se o aposentado não fizer a comprovação de vida nesse prazo, o instituto fará o cancelamento definitivo da aposentadoria. Os beneficiários que não puderem ir até as agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção podem fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

O Brasil tem 32 milhões de aposentados e pensionistas. Até 15 de dezembro de 2014, 1,5 milhão não haviam feito o recadastramento. O instituto foi procurado ontem, mas não divulgou o número de pessoas que ficarão sem receber.

Em Santa Cruz

Publicidade

O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul, Germano Kelber, comenta que, com a suspensão dos pagamentos, vai se saber quantos não se recadastraram. O município tem 20 mil beneficiários do INSS e, no início de dezembro, estimava-se que mil ainda não haviam feito a renovação da senha. Para ele, muitos deixaram a providência para os últimos dias de dezembro. Como o INSS não divulgou nova estatística, não é possível prever quantos ficarão sem receber em Santa Cruz. “Mas acredito que o número será pequeno”, conclui.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.